Dirigentes debatem o Programa Nacional de Irrigação

13 de setembro de 2011 - 16:49

Encontro foi realizado na Seplag com a presença do Secretário Nacional de Irrigação

Dirigentes da Secretaria Nacional de Irrigação, Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra Secas (DNOCS) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, dia 13/09, com o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, o secretário dos Recursos Hídricos, César Pinheiro, o presidente da ADECE, Zuza Oliveira, e o presidente da COGERH, Francisco Teixeira.

O objetivo do encontro, realizado na Sala de Reuniões da Seplag, foi conhecer e discutir o Programa Nacional de Irrigação Pública para o Semiárido, com foco na atração de investidores para definição de Parcerias Público Privadas para os perímetros irrigados já existentes ou a serem criados no Estado.

A reunião foi aberta pelo secretário Eduardo Diogo, destacando ter sido o encontro programado na semana passada, quando esteve em Brasília, participando de reunião com o presidente da Codevasf, Clementino Coelho. O secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, explicou, inicialmente, que a necessidade de elaboração do Programa nasceu de uma reunião da presidente Dilma com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, quando a Presidente recomendou a criação de um programa para fortalecimento do setor.

A assessora da Área de Infraestrutura e Desenvolvimento Integrado da Codevasf, Ana Bárbara Teixeira, fez a apresentação do Programa, detalhando os eixos que o compõem, voltados para a melhoria dos perímetros já existentes, conclusão daqueles em andamento, implantação de novos e, numa visão de futuro, promover estudos de perímetros para formação de uma nova carteira. Ana Bárbara apresentou ainda os recursos destinados à agricultura irrigada, os objetivos estratégicos e o plano de ação.

Após um debate sobre a participação do Ceará no programa, o secretário Eduardo Diogo definiu com o grupo os próximos passos. Na próxima segunda-feira, dia 19, haverá encontro envolvendo gestores do DNOCS e Adece, abrindo o diálogo com os investidores para a formação de PPPs dos perímetros irrigados. Posteriormente, será realizado, na Seplag, um seminário com a participação de todos os atores envolvidos no processo.