Fórum do PPA reúne mais de mil participantes

7 de fevereiro de 2012 - 13:33

Governo apresentou resultados e compromissos regionais

Cerca de mil representantes de municípios cearenses estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira, dia 3, no V Fórum do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado (2012-2015), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Vice-Governadoria e Secretaria do Planejamento e Gestão, no Centro de Convenções. O evento teve a presença do vice-governador Domingos Filho, e dos secretários Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão, Arruda Bastos, da Saúde, e René Barreira,  da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. Estiveram presentes ainda o Controlador e Ouvidor Geral, João Melo, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares, o superintendente do Ideci, Júlio César, o deputado federal José Airton e o deputado estadual Sérgio Aguiar, representando o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio, além de prefeitos e vereadores de diversos municípios.

O secretário da Seplag, Eduardo Diogo, fez a apresentação do volume de investimentos feitos pelo Governo do Estado com base nas demandas do PPA referente ao período de 2008 a 2011. Informou que o total investido chegou a R$ 8,7 bilhões, sendo que no primeiro quadriênio o governador Cid Gomes consolidou R$ 6,9 bilhões, bem superior aos R$ 2,6 bilhões aplicados no quadriênio imediatamente anterior ao primeiro quadriênio do Governo Cid Gomes. Destacou ainda o secretário Eduardo Diogo que o valor de R$ 2,6 bilhões corresponde exatamente ao volume de recursos investidos no Estado no ano passado, primeiro ano do segundo mandato do Governo Cid Gomes. “Tudo que foi investido no primeiro ano do Governo Cid Gomes, em seu segundo mandato, corresponde ao mesmo valor do quadriênio anterior (2003-2006)”, salientou o titular da Seplag.

Eduardo Diogo apresentou um resumo das grandes metas realizadas pelo Governo nas diversas áreas. Destacou, de dentre outras iniciativas, a implantação de 79 escolas de educação profissional, beneficiando quase 25 mil alunos. Desse total, 6.292 jovens tiveram acesso a bolsas de estágio. Destacou ainda a inauguração do Hospital Regional do Cariri, onde foram realizadas no ano passado mais de 1.800 cirurgias, além de 29 mil atendimentos, bem como a ampliação do Hospital Geral de Fortaleza, construção de policlínicas, centros de especialidades odontológicas e Hospital Regional de Sobral.

Foram destacadas também ações de segurança pública como a implantação do programa Ronda do Quarteirão e ProCidadania, além de criação da Academia Estadual de Segurança Pública, referência no treinamento de profissionais da área militar.

O vice-governador Domingos Filho manifestou sua satisfação de participar da importante missão de dialogar com os cearenses, colhendo a opinião das melhores inteligências de homens e mulheres de vários segmentos. Salientou o Vice-Governador que a elaboração do PPA procurou respeitar as características específicas de cada região, respeitando a autenticidade de cada localidade. Domingos Filho fez a apresentação dos compromissos regionais consolidados no PPA 2012-2015, aprovado na Assembleia Legislativa.

07.02.2012
Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará ( comunicacao@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508)
Twitter: @SeplagCeara