Participação cidadã na revisão do PPA 2020-2023 começa nesta segunda-feira

9 de julho de 2021 - 13:05 # # #

Luiz Pedro Bezerra Neto - Ascom Seplag

A partir da próxima segunda-feira, dia 12, a população cearense poderá participar do processo de revisão do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 de forma virtual. Este ano, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), optou pelo modelo não presencial, em cumprimento às medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Na página eletrônica do Ceará Transparente (cearatransparente.ce.gov.br) estará a opção para acesso ao ambiente virtual da Participação Cidadã. O cidadão deverá então criar um perfil de acesso na plataforma para participar do processo, que envolverá as etapas de revisão e de priorização das estratégias regionais. O ambiente virtual de revisão do PPA estará disponível até o próximo domingo, dia 18.

O lançamento da revisão do PPA ocorreu por meio de webinar realizado na manhã da última quinta-feira, dia 8, com a participação do secretário Mauro Benevides Filho, da Seplag, dos secretários executivos Flávio Ataliba, da Seplag, e Marconi Lemos, da CGE, além da assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais (Assemov) da Casa Civil, Zelma Madeira.

Na ocasião, foi enfatizada a importância da participação dos cearenses, principalmente em razão da pandemia, como salientou o secretário Mauro Benevides Filho, quando afirmou que muitas das ações e metas podem ser redefinidas em razão da nova estrutura de vida criada pela pandemia.

O secretário Flavio Ataliba afirmou ser o PPA um instrumento que pode transformar a sociedade pela forma como é desenvolvido. Já o secretário Marconi Lemos enfatizou o trabalho desenvolvido pela CGE para viabilizar, por meio da plataforma Ceará Transparente, a participação cidadã. A professora Zelma Madeira destacou ser de fundamental importância o envolvimento e o engajamento da população nessa etapa de tamanha relevância do PPA.