Modelo de Planejamento e Orçamento do Ceará é apresentado ao Governo da Paraíba

29 de abril de 2024 - 09:45 # # #

Ascom Seplag

A experiência do Governo do Ceará na área do Planejamento e Orçamento tem atraído o interesse de outras Unidades da Federação, que buscam conhecer o modelo e os resultados cearenses. Nesta sexta-feira (26), a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) recebeu uma comitiva do Governo da Paraíba para apresentar o modelo cearense de Planejamento e orçamento adotado. A titular da Seplag-CE, secretária Sandra Machado, recepcionou a comitiva, que, em seguida, participou de uma reunião com a secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, Naiana Corrêa, e as equipes das Coordenadorias de Planejamento e Gestão para Resultados (Cpger), de Gestão Orçamentária (Cogeo), e de Gestão Financeira e de Projetos (Cofip).

Além do secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins de Carvalho Santiago, a comitiva paraibana também incluiu o diretor-executivo do Sistema Estadual de Planejamento, José Jakson Amâncio Alves; e o diretor-executivo de Programação Orçamentária Estadual, Ricardo Lavor Cavalcanti. “É uma satisfação para a Seplag-CE compartilhar suas experiências de sucesso com outras Unidades da Federação e ampliar os impactos positivos das suas ações para outros cidadãos brasileiros. O interesse de outras administrações estaduais pelo trabalho que desenvolvemos no Ceará mostra que os nossos modelos são consistentes, que possuímos sistemas desenvolvidos e integrados e ações inovadoras que estão sendo reconhecidas por outros estados”, avalia a secretária Sandra Machado.

Intercâmbio

Ao longo do dia, a comitiva da Paraíba conheceu as iniciativas adotadas pelo Governo do Ceará para a execução adequada do orçamento e para possibilitar um planejamento consistente, de qualidade e capaz de atender às demandas da sociedade e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.

“Apresentamos nossa Lei de Planejamento de Longo Prazo. Falamos sobre o modelo do Plano Plurianual, o seu processo de monitoramento e a participação cidadã. Tratamos ainda da Lei Orçamentária Anual, a Gestão de Investimentos Públicos e a Gestão Financeira do Estado,” conta a secretária executiva Naiana Corrêa.