Governo do Ceará terá orçamento sensível para raça e gênero

27 de fevereiro de 2023 - 17:33 # # #

Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) realizou, na manhã desta segunda-feira (27), o I Seminário de Formação Executiva para as novas secretarias, criadas pelo Governo do Ceará com a Reforma Administrativa.

Durante a abertura do evento, a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, anunciou que o governador Elmano de Freitas já autorizou a elaboração do Plano Plurianual para 2023 (PPA) com um orçamento sensível às questões de raça e gênero. “Isso demonstra a total coerência dessa gestão na criação dessas novas secretarias, totalmente voltadas para as minorias”, afirma a secretária.

Para a vice-governadora, Jade Romero, que participou da abertura do seminário, é um momento de grande vitória para o Estado ter um secretariado com paridade entre homens e mulheres, único no Brasil com essa composição. “É muito importante destacar a importância de um evento como este com foco na formação executiva. Uma iniciativa que colabora com a otimização dos processos e dos recursos. Precisamos fazer gestão de forma séria e competente, trazendo resultados em todas as áreas e, em especial, nessas novas secretarias”, ressalta a vice-governadora.Como atual titular da Secretaria das Mulheres, Jade destacou ainda que a pasta irá priorizar o enfrentamento à violência doméstica e projetos que garantam a autonomia econômica das vítimas. Além da vice-governadora, Jade Romero, e dos titulares das novas pastas e suas equipes, participaram também do evento, técnicos e colaboradores de outras setoriais e da Seplag, além do secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Marconi Lemos. Processos relacionados à gestão de pessoas, patrimônio, terceirização, compras, licitações, controle interno e estrutura organizacional foram alguns dos conteúdos abordados no evento.

Em sua apresentação, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, ressaltou a importância do Controle Interno para as novas setoriais. “O Controle Interno existe para mitigar riscos para que os objetivos sejam alcançados. Existe para tão somente ajudar todos vocês, gestores públicos, a atingir os seus objetivos organizacionais. Funciona em forma de sistema, modelo de três linhas, onde a primeira linha são todos os secretários, a segunda será o responsável dentro do orgão pelo controle interno e a terceira linha a CGE, como órgão central do Poder Executivo”, explica.Como forma de avaliar os serviços atualmente prestados pela Seplag, a secretária Sandra Machado, anunciou ainda, durante o evento, a realização de uma pesquisa de satisfação dos serviços da secretaria. A sondagem será direcionada às setoriais que utilizam os serviços da pasta para a execução de seus projetos.