Rede de Gestores de TIC debate Otimização dos Custos

1 de julho de 2019 - 13:43

Gestores e técnicos de Tecnologia da Informação e Comunicação da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado estiveram reunidos em mais um evento da Rede de TIC, promovido pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação. O encontro foi na tarde desta quinta-feira, dia 27/06, no auditório da Seplag, e teve como pauta “Otimização dos Custos de TIC”, tema apresentado pelo Diretor do Programa Executivo do Gartner Group, Nei Silvério.

“Esse tema é uma das iniciativas que está contemplada no nosso programa Governo Digital. É previsto no Plano Estratégico de TIC, que define os objetivos e diretrizes do Governo Digital e é de fundamental importância para que o Governo possa ter a gestão do que investe em tecnologia, como melhorar esses gastos e como utilizar todas as soluções disponíveis de tecnologias para que possa reduzir e otimizar os custos, contribuindo assim com o ajuste fiscal do Estado”, afirmou a coordenadora de Gestão Estratégica de TIC da Seplag, Evelise Braga. Segundo ela, “esse foi um dos temas previstos no processo de disseminação e capacitação das áreas de TIC sobre a jornada de transformação digital que está prevista no programa Governo Digital”.

O objetivo da iniciativa foi compartilhar o conhecimento e as práticas de sucesso reconhecidas pelo mercado relacionadas ao tema, além de identificar oportunidades de otimização de custos de TI. O palestrante Nei Silvério é bacharel em Processamento de Dados, com pós-graduação em Banco de Dados pela Universidade Católica de Brasília.

O encontro serviu também como oportunidade para que a Coordenadoria apresentasse esclarecimentos sobre a Lei aprovada no último dia 19 de junho, na Assembleia Legislativa, que alterou a Lei de Hub de TIC e atualizou o Modelo de Governança de TIC do Poder Executivo. “Nesse primeiro momento prestamos esclarecimentos sobre o relacionamento das áreas de TIC dos órgãos e entidades com a área de governança da Seplag, acerca dos procedimentos a serem adotados nas aquisições’.