Planejamento Estratégico da Seplag inclui Plano de Cargos e Carreiras e prevê concurso

23 de junho de 2021 - 12:32

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) está iniciando a análise do novo Plano de Cargos e Carreiras dos seus servidores e a proposta de realização de concurso público para a Pasta. O anúncio foi feito pelo secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Benevides Filho, na manhã desta terça-feira (22), durante a apresentação do Planejamento Estratégico 2021-2023. O secretário destacou que manter um quadro de servidores qualificados e motivados é um dos fatores que contribuem para melhorar a gestão pública do Estado. “Eu não acredito em sucesso da administração pública que não conte com a parceria e a motivação do servidor público”, disse.

Durante a abertura do evento, que foi realizado de forma virtual e contou com a participação de aproximadamente 180 pessoas, o secretário Mauro Benevides Filho lembrou a importância do Planejamento Estratégico para “definir o melhor caminho a ser seguido em um determinado período de tempo”, focando em aspectos como o estabelecimento de políticas públicas e a visão necessária para aperfeiçoar o trabalho voltado para a população cearense. “Tenho cobrado muito a questão da transformação digital não apenas para que a informatização dos processos confira mais agilidade e celeridade à tomada de decisões, mas para que o poder público melhore o seu relacionamento com os cidadãos. Temos que aprimorar continuamente o modelo de gestão pública e o nosso relacionamento com as pessoas que precisam do setor público”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo secretário foi a relevância do Planejamento Estratégico para melhorar a gestão dos recursos públicos. “Precisamos observar sempre como fazermos de maneira correta o investimento público. O ajuste fiscal é importante para termos recursos para investimento. É necessário garantir e gerir bem os investimentos e medir o retorno desses aportes para a sociedade”, declarou, lembrando que, atualmente, o Ceará é o estado brasileiro que mais realiza investimentos em relação à sua receita corrente líquida.

Após a abertura do evento, o orientador da Célula de Gestão de Processos da Coordenadoria de Modernização da Gestão (Comge),Ricardo Ribeiro, apresentou os produtos do Planejamento Estratégico, construídos por meio de oficinas participativas com diferentes públicos. Ele também apresentou a identidade organizacional definida durante os encontros realizados no início deste ano, incluindo a missão da Seplag, que é “promover e coordenar o planejamento e a gestão do Estado do Ceará, contribuindo para a efetividade dos serviços públicos prestados à população”; a visão, que é “ser uma instituição inovadora no planejamento e gestão e indutora da integração de políticas públicas, com focos em resultados, até 2023”, e os valores: Foco nas pessoas; Ética e transparência; Responsabilidade social, ambiental e fiscal; Competência e comprometimento profissional; Foco nos resultados; Valorização do Servidor; e Visão Integrada.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Seplag, Silviane Torres da Costa, apresentou um resumo dos valores previstos para os 113 projetos estratégicos estabelecidos para o período de 2021 a 2023, destacando que 52 projetos, o equivalente a 46%, não terão custos, uma vez que os recursos necessários já existem na Secretaria. Outros 31 projetos(27,4%) necessitarão de aproximadamente R$ 34,8 milhões. Os demais projetos ainda serão detalhados para que seja possível estimar o valor necessário.

Sobre o evento

O evento foi organizado pelas equipes da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip​) e da Comge, com o suporte técnico da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotec).

A apresentação do Planejamento Estratégico da Seplag para 2021-2023 é fruto da realização de 18 encontros com servidores e colaboradores da Seplag, sendo quatro encontros para a atualização da Matriz SWOT e 14 oficinas. “A apresentação desta terça-feira foi muito importante para comunicar a todos os colaboradores a estratégia que foi formulada para a Seplag, para o período 2021-2023. Essas estratégias são resultado do trabalho conjunto realizado por meio do Projeto de Atualização do Planejamento Estratégico da Seplag. É também uma oportunidade de promover o engajamento e de obter o apoio da força de trabalho no desafio de desdobrar a estratégia em todos os níveis da organização”, destacou Silviane Torres.