XII Encontro Economia do Ceará em Debate promove palestras e premia autores dos melhores trabalhos científicos inscritos

22 de novembro de 2016 - 18:37

O evento contou com a participação do ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação, Cid Gomes

A Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, por meio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece, realizou nesta sexta-feira (18), o XII Encontro Economia doCeará em Debate. O evento contou com a participação de diversos palestrantes incluindo o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, e o secretário da Fazenda, Mauro Filho.

Após o credenciamento dos participantes, os autores dos 14 artigos selecionados fizeram apresentações simultâneas. O secretário do Planejamento e Gestão, Hugo Figueirêdo, o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, e o coordenador do Caen/UFC, Ricardo Pereira, abriram oficialmente o evento. Hugo Figueirêdo deu boas vindas, agradeceu a presença de todos e lembrou que o evento faz parte das comemorações aos 50 anos do Planejamento do Estado do Ceará. “Desde 1966 a Seplag e as instituições parceiras têm promovido discussões que contribuem para ações de desenvolvimento do Estado do Ceará. E nesse ano de comemoração temos como desafio pensar em uma nova estratégia de desenvolvimento de longo prazo.” Afirmou o secretário.

Segundo o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, a organização do XII Encontro Economia do Ceará em Debate recebeu mais de 50 artigos da academia. “As grandes idéias normalmente surgem na academia e essa parceria com a gestão pública do estado do Ceará é de extrema importância para a implementação de políticas efetivas de Governo .” Ressaltou Flávio Ataliba.

A primeira Mesa Redonda abordou a temática “A Crise Fiscal e seus Efeitos nos Estados Brasileiros” e teve a participação de três debatedores. O subsecretário de Análise Econômica e Advocacia da Concorrência do Ministério da Fazenda, Ângelo Montalverne, discorreu sobre a PEC 55 que estipula um teto para gastos primários dos Governos.

O pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Samuel Pessoa, falou sobre os motivos do agravamento da crise financeira do País que teria se iniciado em 2014 com a desaceleração da produção. Segundo Samuel Pessoa, o aumento da carga tributária não resolverá o problema e que a fonte do problema é a despesa.

Fechando a discussão, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, fez algumas ponderações quanto a PEC 55 e falou sobre o ajuste das contas do Ceará. “Atualmente 21 Estados brasileiros não estão conseguindo pagar os servidores, mas o Ceará está honrando seus compromissos e pagando suas contas em dia”, afirmou Mauro Filho.

À tarde, a Mesa Redonda discutiu “A Política Educacional do Ceará” com a participação de Naércio Aquino Menezes Filho, Professor titular e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper, e Cid Gomes, ex-governador do Estado do Ceará e ex-ministro da Educação. Naércio Aquino iniciou a palestra citando o caso de Sobral que chamou sua atenção realizar uma pesquisa com dados da Prova Brasil. Segundo o estudioso, a cidade da região Norte do Ceará conseguiu elevar os níveis da educação em poucos anos e se mantêm no ranking como uma das melhores cidades na avaliação do Ideb.

O ex-governador e ex-ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que se dedicou à educação da cidade de Sobral quando foi eleito prefeito no ano de 1997 por ser filho de pai e mãe professores. “Acredito que os gestores máximos devem ter, de fato, atenção voltada para o tema. O poder público tem o dever de oferecer direito à vida e oportunidades iguais para todos”, ressaltou Cid Gomes.

Ao final do encontro, foram premiados os autores dos três melhores trabalhos dos 14 artigos selecionados pelo Ipece. O primeiro lugar ficou com Francisca Zilânia Mariano (UFC -Sobral),  Ronaldo Albuquerque Arraes (CAEN – UFC) e Rafael Barros Barbosa (DEA – UFC) com o artigo “Análise Longitudinal para Avaliação do Ensino Profissionalizante”.  O trabalho “Análise da Eficiência no Gerenciamento Público com a Saúde para os Municípios Cearenses” ficou em segundo lugar com os autores Erivelton de Souza Nunes (URCA) e Eliane Pinheiro de Souza (URCA). Diego Carneiro e Guilherme Irff, ambos do CAEN-UFC, ganharam o prêmio de terceiro lugar com o trabalho “Coordenação Interfederativo no Incentivo à Educação, o Caso Ceará”. Todos os 14 artigos científicos classificados serão publicados em livro digital.

Esta foi a 12º edição do Encontro Economia Ceará em Debate, um evento aberto para estudantes, pesquisadores, empresários e demais interessados em debater perspectivas econômicas e sociais do Estado. Uma oportunidade para que estudiosos possam discutir os principais desafios da economia cearense, possibilitando às autoridades públicas responsáveis pelo desenvolvimento do Estado conhecer idéias inovadoras sobre as ações que tem efeitos diretos sobre a economia e a sociedade cearense.

• Clique aqui para visualizar a apresentação de Ângelo Montalverne.
  • Clique aqui para visualizar a apresentação de Samuel Pessoa.
  • Clique aqui para visualizar a apresentação de Naércio Aquino Menezes Filho.
 DSC 6094 DSC 6107 DSC 6115
DSC 6131 DSC 6168 DSC 6174