Ipece lança 3ª edição do livro ‘Indicadores Econômicos do Ceará’

6 de abril de 2017 - 19:42

A publicação aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2011 e 2015

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece, autarquia vinculada a Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, lança a terceira edição do livro “Indicadores Econômicos do Ceará”. Esta nova publicação aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2011 e 2015, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade.

O livro traz uma avaliação de indicadores de vários setores econômicos, como agricultura, indústria e serviços, além de análises sobre as contas regionais, o mercado de trabalho, o comércio exterior e as finanças públicas estaduais.

A referência ao período 2011/2015 tem como explicação o tratamento e análise de uma série de dados aferidos por outros órgãos e pesquisas de âmbito nacional e ou regional – a exemplo do IBGE, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com diretor-geral do Ipece, Flávio Ataliba, embora haja uma aparente defasagem entre período estudado e a data de publicação do Livro Indicadores Econômicos do Ceará isso é normal. “Tais indicadores geralmente são revisados e podem passar por algum tipo de mudança de metodologia por isso nem sempre são divulgados de imediato. Mas agora o que está sendo publicado já é oficialmente validado e terá grande importância para o mundo acadêmico e para aqueles se interessam por análises socioeconômicas regionais”.

Clique aqui para fazer o download da publicação.

05.04.2017

Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495