Oficinas do PPA definem metas para Região do Litoral Norte do Estado

5 de junho de 2019 - 16:40

As oficinas regionais promovidas pelo Governo do Estado para elaboração do Plano Plurianual Participativo 2020-23 prosseguem nesta semana com a realização de mais três encontros. Nesta quarta-feira (05), foi a vez da oficina de Camocim, com a presença de representantes dos 13 municípios do Litoral Norte. De acordo com o Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, a Região do Litoral Norte tem uma população estimada de 400 mil habitantes, o que representa cerca de 4% do total do Estado.

“Nessa região, geralmente, a gente consegue um público maior por conta da mobilização que é feita pela gestão municipal. E as principais discussões giram em torno da Educação Superior, da Educação Profissional e do turismo, que é muito forte na cidade”, pontuou o Coordenador. Cerca de 140 pessoas participaram das oficinas, que se dividiram em quatro grupos de discussões: Ceará Acolhedor, do Conhecimento, das Oportunidades e Ceará Saudável.

A prefeita de Camocim, Mônica Gomes Aguiar, esteve presente na solenidade. Para ela, o momento é muito importante, tendo em vista que a população é convidada a opinar e, assim, colaborar para a construção do desenvolvimento regional. “Nossa gestão faz questão de apoiar a iniciativa do governo porque sabemos dos resultados práticos do PPA em anos anteriores. A gente sabe, por exemplo, que já conseguimos colocar no Orçamento Anual do Estado propostas oriundas dos municípios. Então, essa é a chance de todo cidadão da Região do Litoral Norte ter participação no Plano Plurianual e construir, junto com o Governo do Estado, metas e estratégias de investimento”, acrescentou a prefeita.

Segundo Elenilda Costa, representante da Associação dos Moradores de Vaquejador e Iapara, distritos de Camocim, ao realizar eventos assim, de participação popular, a atual gestão estadual demonstra o interesse de se aproximar mais das pessoas para construir políticas públicas melhor direcionadas. “Apenas da nossa associação, vieram muitas pessoas interessadas em contribuir com o Governo e, claro, aguardar os resultados depois”, reforçou.

De Camocim, a equipe organizadora do PPA segue para o município de Sobral onde acontece a reunião desta quinta-feira (06).