Oficinas do PPA mobilizam população da Região do Maciço do Baturité

17 de junho de 2019 - 16:39

Os encontros regionais para elaboração do Plano Plurianual 2020-23 continuam nesta semana em mais três Regiões do Estado

Nesta segunda-feira, dia 17 de junho, a equipe do Governo pegou estrada novamente para levar, até o interior do Ceará, as oficinas com discussões que irão servir de base para construção do novo PPA. Dessa vez, os encontros acontecem em mais três das quatorze Regiões de Planejamento do Estado. O evento, que marca o retorno das atividades, foi realizado na Unilab, do município de Redenção, na Região do Maciço de Baturité, e reuniu gestores municipais e sociedade civil de 13 cidades, que são: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capristrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.

O Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, na ocasião, representando o Governo do Estado, ressaltou a importância da elaboração de planos para que a gestão alcance bons resultados. “Sem dúvida, essa discussão acontecendo em um ambiente como o da Unilab, plural, que integra os países irmãos da língua portuguesa, como Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde e o próprio Brasil, será muito rica. Isso mostra a força das ideias comuns. E é essencial para o objetivo do PPA, que é o de buscar a pluralidade das observações, dos entendimentos e dos questionamentos em prol do desenvolvimento dessa Região do Maciço do Baturité”, pontuou.

Flávio Ataliba lembrou ainda que, paralelo as oficinas do PPA 2020-23, acontecem as discussões do Ceará 2050, que é uma plataforma de desenvolvimento a longo prazo. “O essencial é que, mais na frente, o PPA se integre ao Ceará 2050, o que mostra o valor que o governador Camilo Santana dá ao planejamento por entender que, sem boas estratégias, a gente não consegue atingir os resultados de maneira mais eficaz”, disse o Secretário Executivo.

O Planejamento Participativo e Regionalizado do PPA faz parte do compromisso assumido pelo Governo do Estado nas etapas de formulação, implementação, controle e avaliação de suas políticas públicas. O objetivo maior é aprofundar a democracia participativa, construindo uma nova dinâmica entre Estado e sociedade.

Avilton Júnior, Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, explicou que o mais importante no processo do PPA é construir a peça estratégica para os próximos quatro anos, junto com a sociedade civil, e colocá-la em execução para que, os tão esperados resultados, sejam alcançados. “Quanto mais você planeja as ações e políticas públicas, menores serão os riscos durante a implementação”, disse.

O evento em Redenção contou com a participação de mais de 100 pessoas. Antônio Aldemir de Castro, representante da Comunidade Quilombola, da Serra do Evaristo, do município de Baturité, participa pela segunda vez dos encontros regionais do PPA. “É muito importante a gente trazer nossas demandas até o Governo, acho até que mais sindicatos e associações deveriam aproveitar essa chance tão única. Por exemplo, nossa comunidade quilombola, lá da Serra, precisa de um posto de saúde mais próximo para atendimento urgente, quem sabe o Governo não nos ajude, né? Da outra vez, a gente percebeu melhorias locais a partir do diálogo no PPA”, lembrou.

A vice-prefeita de Redenção, Ana Paula Fonseca Braga, destacou que a iniciativa de enviar uma equipe até as localidades para ouvir a população é muito válida. “É essencial esse exercício do diálogo, neste dia, por exemplo, as pessoas do Maciço do Baturité estão tendo a oportunidade de apresentar as demandas cotidianas, que eles vivenciam aqui. Esse é um povo com muitas perspectivas, diversos sonhos e que podem muito contribuir nesse processo de planejamento e, assim, melhor direcionar os investimentos para essa Região. Ou seja, ganham todos nós”, observou.

O próximo encontro acontece no município de Morada Nova, na Região do Vale do Jaguaribe, na terça-feira, dia 18 de junho, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Na oportunidade, a população poderá apresentar as políticas assertivas da Região e ainda mencionar as áreas que precisam de mais investimentos nos próximos anos.