PPA no Vale do Jaguaribe tem presença expressiva de Agricultores Familiares

18 de junho de 2019 - 14:08

Os representantes dos 15 municípios do Vale do Jaguaribe participaram das oficinas de elaboração do novo PPA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no município de Morada Nova, há 170 quilômetros de Fortaleza. Os encontros estão sendo realizados nas 14 Regiões de planejamento do Estado, com o objetivo de ouvir a população sobre as demandas locais, fortalecendo o diálogo entre Governo e sociedade, para melhor direcionar os investimentos estaduais no futuro. A atual fase é de preparação do Plano Plurianual 2020-23.

A região do Vale do Jaguaribe ocupa em torno de 10% do território cearense e conta com cerca de 4% da população do Estado, distribuída nas cidades de Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

O Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, lembrou que esses momentos são fundamentais para que o Governo do Ceará entenda as necessidades da população. “Nessa Região, as principais demandas estão relacionadas a agricultura familiar e aos recursos hídricos, além da geração de oportunidades de empregos”.

Cerca de 120 pessoas estiveram presentes no evento. Francisco Samuel de Melo, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Morada Nova, falou sobre a importância de ter a oportunidade de expor as demandas ao Governo. Neste dia, especialmente, ele trouxe a preocupação com a estiagem que já persiste por seis anos. “O Governo Estadual tem se mostrado sensível a problemática da seca na Região do Vale do Jaguaribe. É tanto que tiveram muitas ações de convivência com a estiagem, cito aqui, por exemplo, a construção de poços profundos. Mas a situação continua crítica e, apesar de não faltar água para o abastecimento humano, o nosso receio é que isso venha a acontecer, tendo em vista que o aporte de açudes, como o Castanhão, está cada dia mais baixo. Aí venho aqui pensar, junto com o Governo, estratégias para os próximos anos”, pontuou.

Hoje, dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 95 estão com volume abaixo dos 30%. O Castanhão, principal reservatório do Estado, está com apenas 3,57% da sua capacidade total.

José Miramar Muniz, representante da Fetraece da Regional do Vale do Jaguaribe, elogiou a iniciativa da gestão estadual de construir políticas baseadas nas observações e depoimentos da população local. “Hoje, nosso maior desafio é lidar com a falta de chuvas nessa Região, apesar de que o inverno foi positivo para a agricultura familiar, neste ano. Em termos de aporte de água é que não foi nada animador. A esperança é a transposição do Rio São Francisco, que vai depender da boa vontade política do Presidente da República. Então, venho expor essa situação ao Governo até para que ele possa pressionar a celeridade da transposição das águas do São Francisco”, destacou.

O prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira, ressaltou a importância dos esforços do governo estadual no sentido de aprimorar políticas de planejamento. “Acho que a população precisa aproveitar essa chance de ser ouvida. Inclusive, eu esperava um movimento mais amplo das pessoas da Região. Mas o Estado está fazendo a parte dele, o município também e a cultura do planejamento faz toda a diferença na gestão porque direciona melhor os investimentos”, observou.

De Morada Nova, a equipe dos trabalhos do PPA segue para o município de Aracati, na Região do Litoral Leste do Estado, onde acontece o próximo encontro regional, o último da semana. Neste ano, até o momento, as oficinas já aconteceram em nove Regiões de planejamento do Ceará. Esse é o momento de construir o Plano Plurianual dos próximos quatro anos e o Governo convida a população para contribuir nesse processo.