PPA reúne municípios da Região do Centro Sul do Estado

26 de junho de 2019 - 15:13

Entre as temáticas mais discutidas, destaque para as áreas de educação, infraestrutura e recursos hídricos

Nesta quarta-feira, dia 26 de junho, foi a vez do município de Icó, na Região do Centro Sul do Estado receber o Encontro Regional para elaboração do Plano Plurianual 2020-23. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, contribuindo com opiniões, sugestões e ideias sobre como podemos melhorar o Ceará. O encontro aconteceu na Faculdade Vale do Salgado, no Centro da cidade, e reuniu representantes dos 13 municípios do Centro Sul: Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari.

Avilton Júnior, Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, reforçou que o PPA é uma lei que organiza toda a ação do Governo em quatro anos. “Hoje, estamos no décimo segundo encontro regional de Planejamento Participativo, faltam apenas mais dois, porque são 14 Regiões de Planejamento, onde a gente promove o debate com a sociedade para levantar duas questões importantes. Primeiro: quais são os principais problemas que a gente observa em cada Região? Segundo: a gente vai pensar as soluções em grupos de quatro grandes blocos de discussões, que são: Ceará das Oportunidades, do Conhecimento, Ceará Saudável e o Acolhedor”, pontuou.
Na ocasião o vice-prefeito de Icó, Quilon Peixoto, representou a prefeita do município, Laís Nunes. Ele destacou a importância que as reuniões do PPA têm para o desenvolvimento estadual. “É um momento que deve ser aproveitado por todos de forma intensa, de pensar sobre o desenvolvimento estadual e o Ceará que queremos projetar para o futuro”, observou.

O Planejamento Participativo e Regionalizado do PPA faz parte do compromisso assumido pelo Governo do Estado nas etapas de formulação, implementação, controle e avaliação de suas políticas públicas. A proposta é enraizar a inciativa da democracia participativa, construindo uma nova dinâmica entre Estado e sociedade.

João do Carmo Parnaíba, representante da Federação das Associações Comunitárias de Icó, acredita que o momento é ideal para a sociedade ser ouvida sobre as demandas necessárias para o município. “O pedido mais urgente está relacionado a questão hídrica. Quero pedir mais ações, no sentido da construção de poços profundos e disponibilização de mais carros pipa para levar água a comunidades que estão sem o insumo nas torneiras. Cerca de 30 comunidades sofrem hoje com a falta d’água, são pessoas que estão sobrevivendo com a água que chega dos carros pipa, que ainda é pouca. Entenda bem: algumas ações vêm sendo feitas. O próprio Governo Estadual, por meio da Cogerh e da Sohidra, tem garantido a perfuração de poços profundos em algumas localidades. Mas a preocupação ainda não é o abastecimento humano, e sim, o rebanho. Nós temos em Icó cerca de 7 mil cabeças de gado, ovelha e até agora não se tem solução para esses animais. Quem sabe o Governo, sabendo disso, não nos ajude? É isso que vamos fazer aqui: pensar soluções junto com a gestão estadual”, destacou.

Antônio Wilson dos Santos, diretor geral da Faculdade Vale do Salgado, de Icó, disse que é uma honra sediar um evento que trabalha o Planejamento Participativo, com ações que podem desenvolver os municípios desta Região do Centro Sul. “Nós só vamos avançar no desenvolvimento regional quando decidirmos contribuir, com sugestões e estratégias. Para mim, gestão participativa é fundamental, eu quero parabenizar o Governo e o Secretário de Planejamento do Estado, Mauro Filho, por essa iniciativa”, ressaltou.

Os encontros regionais estão sendo realizados nas 14 Regiões de Planejamento do Estado nesse mês de junho. Durante uma manhã, nos grupos das oficinas, que são divididas por temas, representantes do Governo local e sociedade civil apresentam políticas assertivas e também demandas que precisam ser atendidas nos municípios, nas mais diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública e agricultura familiar.