Quixeramobim recebe oficinas do PPA

28 de junho de 2019 - 08:46

Representantes dos 13 municípios do Sertão Central estiveram na cidade para ajudar o Governo Estadual a definir investimentos para os próximos anos na Região

As oficinas de elaboração do Plano Plurianual 2020-23 continuam acontecendo no interior do Ceará. Nesta quinta-feira, dia 27/06, o evento foi realizado na cidade de Quixeramobim, na Região do Sertão Central do Estado, com a presença de representantes dos municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

Avilton Júnior, Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, lembrou que esse é o momento em que a sociedade colabora na construção de mudanças. “As políticas públicas mais assertivas são construídas através da parceria entre sociedade, governo e todos os setores. Os nossos encontros regionais já estão na fase final e nós vamos finalizar com algumas definições e encaminhamentos em relação a cada um dos seis eixos, que são trabalhados nos quatro grupos do evento: Ceará das Oportunidades, Saudável, Ceará Acolhedor e do Conhecimento”.

O PPA é uma lei que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o prazo de quatro anos. E o Governo reconhece que a colaboração da sociedade na gestão é importante para o fortalecimento das políticas. Tendo em vista que, os cidadãos, que são conhecedores das administrações de suas cidades, ajudam a contribuir com melhorias efetivas de planejamento, além de exercerem um relevante papel de cobrança dos governantes para que elas de fato aconteçam.

Cerca de 90 pessoas participaram do encontro regional em Quixeramobim. Graça Silva, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixeramobim, participou das oficinas do PPA pela primeira vez. “Acho importante esse momento porque a gente pode lutar por melhorias para esta região. A seca, que já dura seis anos, tem castigado o homem do campo. Para se ter uma ideia, muitos agricultores locais chegaram a ter perdas de até 80% da produção e também cerca de 50% do rebanho. E essas porcentagens são elevadas, especialmente, para quem vive da agricultura e não tem outra fonte de renda. Por isso, acho legal o Governo estadual abrir esse espaço para que a gente possa expor as demandas”, observou.

A representante do Assentamento Quinin, da Comunidade da Amazônia, de Quixeramobim, Maria da Conceição da Silva, ressaltou que participa dos encontros regionais do PPA todos os anos. “Nós fizemos um projeto solicitando a construção de uma adutora do Rio, aqui nessa Região. Veja bem: ano passado, os açudes até tiveram aporte significativo, mas, neste ano, a situação hídrica local complicou mais por conta da falta de chuvas. Por isso, hoje, essa é a nossa luta. A construção dessa adutora vai beneficiar 42 famílias da Comunidade da Amazônia e eu sei que o Governo vai nos ajudar nisso, como sempre faz”, destacou.

Na ocasião, Margarida Pimenta, Chefe de Gabinete de Quixeramobim, representou o prefeito da cidade, Clébio Pavone. “Esse evento é bem importante, por isso, eu quero aqui agradecer a parceria com o Governo do Estado por ter a honra de receber os municípios próximos dessa região e ainda falar da relevância do planejamento, de definir as ações prioritárias para que essa Região possa avançar no desenvolvimento e proporcionar uma boa qualidade de vida ao nosso povo”, reforçou.
Durante esse mês de junho, o Plano Plurianual 2020-23, lei que contempla o Planejamento do Ceará de médio prazo, vem sendo construído pelas mãos de cidadãos de todas Regiões do Estado, ouvidos em quatorze encontros regionais, além dos técnicos do próprio Governo. O próximo encontro, que conclui a série das oficinas regionais, acontece, na sexta-feira, dia 28 de junho, em Fortaleza, Região da Grande Fortaleza. É a oportunidade da população local construir, junto com o Governo, o Ceará que queremos para os próximos quatro anos.