Workshop online aborda nova sistemática de monitoramento do PPA

8 de abril de 2020 - 15:27

Melhorar o processo de monitoramento das ações governamentais é uma das estratégias do Governo do Ceará para entregar os melhores resultados aos cidadãos. Por isso, gestores e técnicos da Rede Estadual de Planejamento do Ceará, formada pelas coordenadorias de planejamento de todos os órgãos e entidades do Estado, participaram, nesta terça-feira (7) de um workshop online sobre a nova sistemática de monitoramento do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 – Lei Nº 17.160, de 27 de dezembro de 2019. Em cumprimento ao decreto estadual relativo às medidas de enfrentamento à Covid-19, o workshop foi realizado por meio de uma ferramenta de videoconferência.

“Cerca de 250 pessoas participaram, virtualmente, do workshop, onde nós explicamos o ciclo da gestão governamental, o marco legal do monitoramento do PPA 2020-2023 e o monitoramento da base tática do PPA. O momento foi relevante para alinharmos as diretrizes e tirarmos dúvidas. A ampla participação dos gestores e técnicos do Governo também mostra o compromisso do Estado em avançar no monitoramento do PPA e, assim, garantir as entregas previstas para transformar a vida dos cearenses”, destaca Avilton Júnior, coordenador de Orçamento, Planejamento e Gestão da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag).

Segundo a Lei Nº 17.160/2019, o PPA deve ser “monitorado trimestralmente para averiguação de seu desempenho ao longo de sua vigência, considerando as variações no comportamento dos indicadores e as realizações dos programas”. Assim, foram apresentados aos participantes o processo de acompanhamento das entregas do PPA, os responsáveis pelas etapas desse processo e as ações necessárias para o fornecimento de informações completas e de qualidade.

Sistema

Durante o evento, também foram apresentadas aos participantes as funcionalidades do novo Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação (Sima) referentes ao acompanhamento das entregas previstas no PPA.

CONFIRA O MATERIAL APRESENTAÇÃO NO WORKSHOP