Modelo de Gestão para Resultados é apresentado a gestores do Governo de Sergipe

18 de março de 2020 - 13:46 #

Texto e foto: Luiz Pedro Bezerra Neto

Dois gestores do Governo de Sergipe, participantes do I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (I ConGpR), promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), no período de 11 a 13 de março, aproveitaram a vinda para visitar a Seplag e conhecer o modelo de Gestão Pública para Resultados e a metodologia de elaboração dos instrumentos de planejamento (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual).

Antônio Marcos Nascimento, superintendente Geral de Orçamento da Secretaria da Fazenda, e Arthur Barbosa, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Estado Geral do Governo de Sergipe, foram recebidos na tarde da última segunda-feira, dia 16, pelo coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão, Avilton Júnior. “Apresentamos o processo evolutivo do modelo de Gestão Pública para Resultados (GpR), trajetória iniciada pelo Estado em 2003, detalhando o caminho percorrido, os avanços e as perspectivas do que ainda queremos alcançar”, detalhou Avilton.

Segundo o coordenador, foi apresentado também o nosso método de elaboração do Plano Plurianual (PPA) e como tem sido o trabalho para alinhá-lo ao modelo de GpR. No fim da reunião, Avilton falou da formatação dos Acordos de Resultados, do modelo de monitoramento e avaliação de acordos, além de apresentar a parte do sistema, “dando assim uma visão geral”.

O gestor Antônio Marcos informou que o Estado de Sergipe está tentando também implantar uma gestão para resultados no Governo. “Aproveitamos a vinda ao congresso para conhecer o trabalho realizado com o modelo de gestão pública para resultados no Ceará, um estado com longa experiência nesse tema, com um histórico que vem desde 2003. Queremos levar essa experiência para nos ajudar nesse processo”, acrescentou Antônio Marcos.

Segundo Arthur Barbosa, “é importante conhecer essa experiência e as dificuldades, as lições e os desafios que podemos levar para o nosso estado, onde estamos praticamente iniciando esse trabalho”, destacou. “Estamos fazendo as primeiras reuniões de avaliação no ano de 2019, quando foi feito o planejamento onde cada secretaria disse o que pretendia fazer. Cada uma fez o seu planejamento com as entregas que se comprometeram a fazer. E agora estamos fazendo as primeiras reuniões para avaliar o que foi feito”, contextualizou o servidor sergipano.

Avaliação do Congresso

Os dois gestores avaliaram como muito bem o I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados. “Tivemos participantes de 22 estados e trabalhos de pessoas não só do Ceará, como de outros estados. Foi um momento rico para todo mundo. Painéis interessantes, todos voltados para a gestão para resultados. Então acho que foi um momento de muito aprendizado”, enfatizou Arthur Barbosa.

Antônio Marcos citou a participação do Governo de Sergipe no evento. “Trouxemos uma experiência de avaliação do orçamento, que recebeu menção honrosa como um dos trabalhos que teve destaque na área de monitoramento e avaliação, apresentado por Guilherme Rebouças, ex-superintendente Geral de Orçamento da Secretaria da Fazenda”, acrescentou.