Governo implementa plano estratégico e medidas tributárias para retomar a economia no CE

2 de junho de 2020 - 20:26 # # # # #

Texto: Dháfine Mazza

A jornalista Carla Soraya mediou o webinar Conecte-se Master, no qual o secretário executivo de Orçamento e Planejamento da Seplag, Flávio Ataliba, e a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, analisaram os impactos da pandemia na economia local e nacional

O Ceará iniciou nessa segunda-feira (1º) a execução do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, pensado estrategicamente por uma equipe composta por técnicos do governo estadual e representantes do setor produtivo para enfrentar os impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19. “O início do plano só foi possível devido ao investimento massivo, criterioso e ágil realizado pelo Governo do Ceará para enfrentar a crise na saúde e priorizar a vida dos cearenses, o que impediu a disseminação desenfreada do vírus e garantiu tratamento adequado aos doentes”, destacou o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Flávio Ataliba, durante o webinar Conecte-se Master, realizado, ontem, pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE).

Responsável por coordenar a equipe que elaborou o Plano, Flávio Ataliba detalhou a iniciativa e, juntamente com a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, analisou os impactos econômicos da Covid-19 e suas repercussões no Ceará e no Brasil. Durante o webinar, que foi mediado pela jornalista Carla Soraya, o secretário executivo da Seplag destacou que a fase de transição do Plano segue até o dia 7 de junho. A partir daí, estão previstas outras quatro etapas, sendo o início de cada uma delas condicionado à avaliação da equipe técnica do Governo sobre o impacto no número de casos de Covid-19 no Estado. “É importante que a população e os empregadores entendam que o início do Plano não significa que a doença foi embora, que o vírus não é mais perigoso. Todos os cuidados para evitar a contaminação devem ser adotados. Disso dependem a saúde da população e a saúde econômica do Estado”, alertou.

O secretário Flávio Ataliba, que coordenou a equipe que elaborou o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, detalhou as etapas estabelecidas no documento

A secretária da Fazenda lembrou que o Ceará tem adotado medidas importantes para garantir a saúde da população, a retomada econômica e o equilíbrio fiscal do Estado. “O Ceará é o estado brasileiro que mais faz testes para a Covid-19. Além disso, antes mesmo do agravamento da pandemia, o Governo do Ceará já havia elevado seus investimentos na saúde. De janeiro a abril deste ano, os gastos com saúde realizados pelo Estado superaram em R$ 328 milhões o montante aplicado em igual período de 2019. Por outro lado, considerando que, atualmente, a principal medida para evitar a propagação da Covid-19 é o distanciamento social, o que impôs a paralisação de algumas atividades econômicas, o Estado registrou uma queda expressiva, de R$ 340 milhões, apenas na arrecadação de abril. Para enfrentar essa situação, já adotamos algumas medidas, como a prorrogação do prazo para o pagamento de tributos pelas empresas integrantes do Simples Nacional e o alongamento dos prazos para os parcelamentos”, disse Fernanda Pacobahyba.

Novo perfil econômico

Durante o webinar, o secretário executivo Flávio Ataliba destacou que ainda não é possível saber os impactos reais da pandemia de Covid-19 na economia cearense, mas lembrou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará vinha crescendo acima da média nacional, registrando, apenas no 4º trimestre de 2019, um avanço de 4,27%, ante uma alta de 1,7% verificada no País, conforme dados do Banco Central.

Ataliba ressaltou ainda que a pandemia de Covid-19 está conduzindo o mundo inteiro para uma transformação estrutural no perfil da economia, a partir da aceleração do processo de virtualização do trabalho e do temor de novos surtos da doença. “Os setores de saúde e de Tecnologia da Informação (TI) serão os grandes destaques daqui para frente. Um novo mundo vai surgir e, com ele, novas oportunidades de negócios. A tendência é que haja um forte crescimento da economia digital, concomitantemente aos investimentos em vacinas. O mundo, de forma geral, não quer ser refém de novas pandemias. E é fato que o mundo que conhecíamos antes da pandemia não existe mais”, disse.

Saiba mais

Clique aqui para conferir na íntegra o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais.

Clique aqui para saber todas as medidas adotadas pelo Governo do Ceará no combate à Covid-19.

Assista ao webinar Conecte-se Master sobre os “Impactos econômicos da Covid-19 e suas repercussões no Ceará e no Brasil”: