Ceará foca na saúde socioemocional dos servidores durante a pandemia de Covid-19

31 de julho de 2020 - 10:10 # # # # #

Dháfine Mazza / Ascom Seplag

Projeto ‘Cuidar da Gente’, desenvolvido pela Seplag-CE, realiza ações de suporte que ajudam no enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus e se traduzem em melhoria da qualidade de vida dos profissionais

Em tempos de isolamento social e de busca por uma vacina contra o novo coronavírus, causador da Covid-19, tornou-se ainda mais evidente a necessidade de combater outros males que afetam a vida humana muito além da saúde física. Por isso, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) desenvolveu o projeto “Cuidar da Gente”, iniciativa destinada a oferecer apoio socioemocional aos servidores e colaboradores da Pasta durante a pandemia de Covid-19, sobretudo àqueles mais fortemente afetados pela doença. O projeto, atualmente exclusivo para o quadro funcional da Seplag-CE, se soma às inúmeras iniciativas do Governo do Ceará para enfrentar a doença e minimizar seus impactos na saúde e na vida dos cearenses.

“As pessoas são o recurso mais valioso de qualquer organização. Então, cuidar bem dos servidores e colaboradores do Ceará é uma das prioridades do Governo do Estado. Na Seplag-CE, desenvolvemos mais uma iniciativa para oferecer ao nosso quadro funcional o suporte necessário para que todos atravessem do modo mais saudável possível esse período de pandemia do novo coronavírus, onde é preciso aprender a viver com medidas de isolamento social e a lidar com perdas e incertezas. Assim, o projeto ‘Cuidar da Gente’ busca mostrar a importância do cuidado com os que fazem a nossa equipe, buscando promover uma atmosfera de companheirismo, reciprocidade e afetividade e, desse modo, melhorando o ambiente organizacional da Secretaria. Todas essas ações têm um impacto direto na vida dos nossos servidores e colaboradores, se refletindo também de forma muito positiva nos serviços realizados por eles para o desenvolvimento do Estado”, explica o secretário (respondendo) da Seplag-CE, Ronaldo Borges.

O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria Administrativo-Financeira da Seplag-CE, por meio das células responsáveis pela gestão e pelo desenvolvimento de pessoas, e prevê ações como a realização de atos religiosos por meio da internet, em especial os de natureza ecumênica; envio de e-mails para o quadro funcional com mensagens de solidariedade, reconhecimento, apoio e/ou pesar pelos servidores e colaboradores vitimados pela Covid-19; envio de e-mails informativos sobre a pandemia e formas de prevenção; homenagem aos servidores que se aposentarem; e campanhas de solidariedade para prestar ajuda material aos servidores e colaboradores que necessitarem.

Cuidar é humano

“Como milhares de brasileiros, vimos colegas perderem entes queridos ou mesmo a própria vida em função da Covid-19. Também observamos muitos servidores e colaboradores sofrerem com os impactos da pandemia na economia e nas relações sociais. Então, os profissionais das células responsáveis pela gestão e pelo desenvolvimento de pessoas, sensibilizados com essas realidades, perceberam a necessidade de planejar algo institucional, no âmbito da Seplag-CE, para dar suporte às pessoas que estão sofrendo com os impactos da pandemia. Com essa preocupação e com o sentido de cuidar, resolvemos adotar alguma ação, tomar alguma atitude em relação aos servidores e às suas dores. Pensamos em algo que mexesse com o ânimo das pessoas, no sentido de melhorar perspectivas e, inclusive, despertar a esperança. Assim, nasceu o ‘Cuidar da Gente’, cuja importância também pode ser ressaltada recorrendo ao que diz Leonardo Boff no livro ‘Saber Cuidar’: ‘o cuidado é um modo de ser singular do homem e da mulher… sem cuidado, deixamos de ser humanos’”, diz o coordenador administrativo-financeiro da Seplag-CE, Otávio Nunes de Vasconcelos.

Assim como o novo coronavírus, as ações do projeto “Cuidar da Gente” são pequenas, mas possuem impactos gigantescos na vida de quem mais precisa, seja alguém diretamente atingido pela Covid-19 ou alguém que descobriu o que muitos ainda ignoram: cuidar do outro também é uma forma de se curar dos males que afligem a alma e de ajudar o mundo a sarar as feridas impossíveis de serem curadas pela medicina.

“Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, sabemos o quanto significa um gesto de reconhecimento e de cuidado. Todos possuímos algo a compartilhar e, quando demonstramos o interesse pelo outro, promovemos um ciclo de ações positivas, bem como fortalecemos a consciência da solidariedade”, observa a orientadora da Célula de Desenvolvimento de Pessoas da Coordenadoria Administrativo-Financeira da Seplag-CE, Carmelita Sampaio. “Se hoje podemos estar no lugar de transmitir o que dispomos de melhor, amanhã poderemos estar necessitando receber do outro algo que nos traga alegria, conforto e tranquilidade”, finaliza.