Seplag retoma trabalho presencial e orienta servidores sobre prevenção à covid-19

1 de setembro de 2020 - 15:44 # # # #

Dháfine Mazza / Ascom Seplag

O secretário Ronaldo Borges apresentou, nessa segunda-feira (31), as principais medidas de segurança adotadas para o retorno ao trabalho presencial na Seplag-CE

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) retomou, de forma gradual e responsável, as atividades presenciais. Neste primeiro momento, até 50% dos servidores e colaboradores voltaram ao trabalho presencial. Aqueles que pertencem ao grupo de risco permanecem em regime especial de trabalho. “Preparamos todos os nossos ambientes para que a volta às atividades presenciais ocorra de forma segura e tranquila. Nossos espaços foram replanejados para garantir o distanciamento social, disponibilizamos álcool em gel 70% em pontos estratégicos, estamos verificando a temperatura dos trabalhadores e visitantes e elaboramos uma campanha interna com mais de dez peças gráficas para conscientizar cada um sobre a importância de cumprir os protocolos das autoridades sanitárias e de adotar os cuidados básicos para evitar a disseminação da covid-19”, destacou o secretário do Planejamento e Gestão (respondendo), Ronaldo Borges, durante reunião, realizada nessa segunda-feira (31), com os gestores das 18 coordenadorias da Seplag.

Na ocasião, o secretário apresentou a cartilha com as orientações para o retorno presencial, desenvolvida pela Coordenadoria Administrativo-Financeira, com apoio da Assessoria de Comunicação e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. O material foi elaborado com base na portaria Nº 222, de 26 de agosto de 2020, da Seplag, e traz esclarecimentos sobre as medidas de prevenção adotadas, os regimes de trabalho em vigor, as situações em que o servidor deverá preencher uma autodeclaração (via sistema Guardião) e o procedimento que deve ser adotado caso algum trabalhador apresente sintomas gripais ou tenha contato próximo com pessoa comprovadamente contaminada com o novo coronavírus, dentre outras orientações.

“É importante que cada um esteja atento e siga as orientações da cartilha, cumpra rigorosamente os protocolos e contribua para que a gente mantenha todos os cuidados de prevenção. Se cada um cuidar de si e também do outro, vamos conseguir superar esse desafio”, disse o secretário Ronaldo Borges, lembrando que a gestão da Seplag avaliará constantemente as questões relativas ao retorno ao trabalho presencial, bem como possíveis casos de servidores e colaboradores com sintomas gripais.

O secretário destacou ainda que deve ser priorizada, sempre que possível, a utilização das ferramentas tecnológicas para a realização de reuniões e para o atendimento ao público.

Kits de prevenção e testes

Nos próximos dias, cada trabalhador que atua na Seplag receberá um kit com álcool em gel 70% e máscara de proteção para reforçar os cuidados individuais. Outra medida adotada pela Secretaria foi a solicitação de 3.000 testes de covid-19 ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Os testes, ainda sem data definida para serem iniciados, deverão contemplar todos os trabalhadores que atuam nas secretarias e órgãos do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba).

Medidas de prevenção

Para receber de forma segura e responsável os servidores e colaboradores que retornaram ao trabalho presencial, a Seplag sinalizou todos os seus ambientes com adesivos indicando o distanciamento social; disponibilizou em pontos estratégicos totens e dispensers com álcool em gel 70%; reforçou os cuidados para o ingresso na Secretaria, com a verificação da temperatura corporal na entrada do edifício; reforçou a higienização de todos os seus ambientes; e afixou em diversas áreas cartazes com informações sobre cuidados básicos para prevenir a covid-19 e regras de conduta para situações como uso da máscara de proteção individual, do elevador, das escadas, dos banheiros e dos bebedouros.

Além disso, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Ceará realizou, nessa segunda-feira (31), a desinfecção dos ambientes da Seplag. Os voluntários da instituição borrifaram isocianurato de sódio, substância que possui eficácia cientificamente comprovada e que é amplamente usada em países de todo o mundo no combate à covid-19.