Seplag apresenta resultados da Pesquisa Situacional e da Campanha de Testagem para Covid

3 de novembro de 2020 - 16:05

Luiz Pedro Bezerra Neto / Ascom Seplag

Durante dois meses, equipe de técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) desenvolveu ações no âmbito interno do órgão com foco no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa faz parte da Política de Monitoramento da Saúde Ocupacional dos agentes públicos do órgão, inserida no plano de retorno das atividades presenciais da Pasta.

O trabalho foi realizado em duas etapas: a pesquisa situacional e a campanha de testagem, que permitiram fazer o acompanhamento e a divulgação dos dados epidemiológicos dos servidores e colaboradores pertencentes ao grupo de risco, bem como os casos de covid-19 identificados no ambiente organizacional para a aplicação das medidas de segurança sanitária.

A primeira etapa foi a pesquisa situacional, iniciada em setembro de 2020, objetivando identificar, de forma preliminar, o perfil de saúde dos agentes públicos do órgão. Outro objetivo alcançado foi o mapeamento de informações gerais que permitiram subsidiar a implementação de uma política de monitoramento de casos de covid-19 no processo do retorno do trabalho presencial nas dependências da Seplag.

A pesquisa foi elaborada pela equipe da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep/Coafi), integrada pelos técnicos Otávio Nunes de Vasconcelos, Maria Carmelita Sampaio Colares e Maria Hebe Camurça Citó, com apoio técnico do analista de planejamento e orçamento Marcos Medeiros de Vasconcellos, e das colaboradoras Amanda dos Anjos Serafim e Ana Karine Costa Marinho.

A Assessoria de Comunicação da Seplag encaminhou o link da pesquisa aos servidores e colaboradores no meio da lista de email institucional. A coordenação da Coafi também repassou o link da pesquisa por whatsapp para que os coordenadores das áreas mobilizassem os integrantes de suas equipes a responderem a pesquisa.

Um total de 195 agentes públicos da Seplag responderam à pesquisa, proporcionando assim que as informações fossem compiladas e analisadas para compor o relatório com os resultados. Foi solicitado aos participantes do levantamento que apresentassem sugestões para a Política de Monitoramento, o que resultou num total de 10 itens.

Conforme as informações repassadas na pesquisa, 78% da força de trabalho da Seplag ainda não desenvolveu o anticorpo da Covid-19. O percentual dos que afirmam terem sido comprovadamente diagnosticado é em torno de 6%, enquanto cerca de 15% não informaram com precisão pelo fato de não ter realizado exame comprobatório, embora tenha apresentado sintomas sugestivos.

Campanha de testagem

A segunda etapa do trabalho foi a primeira campanha de testagem, realizada entre os dias 13 e 16 de outubro, com aplicação de testes de diagnóstico da Covid-19. A Seplag também disponibilizou testes para agentes das entidades vinculadas localizadas no Centro Administrativo do Cambeba, bem como da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (CearáPrev).

O teste rápido para a Covid-19 foi feito com a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo e colocada em uma placa com reagente que, após 15 minutos, identifica se há ou não presença de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2. O Teste Rápido não identifica, no entanto, se a infecção pelo vírus que levou à produção de anticorpos é recente ou antiga. Por isso, a estratégia definida para a campanha foi a realização do exame RT-PCR para os casos em que o teste rápido foi positivo.

Na realização dos testes cumpriu-se um rigoroso processo de agendamento para evitar aglomeração, observando-se também o cuidado com distanciamento entre pessoas. Foi disponibilizado EPIs adequados para os profissionais de saúde e exigido o cumprimento do uso obrigatório de máscara facial para todos com disponibilização de álcool-gel para limpeza das mãos.

A campanha teve o apoio da equipe especializada em vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde (SESA/CE) e a parceria financeira da Associação dos Servidores da Seplag (ASSEPLAG) que custeou a contratação de profissionais de saúde e aquisição de material ambulatorial para ser utilizado na aplicação dos testes. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) também disponibilizou um profissional da saúde.

Ao todo foram realizados 661 Testes Rápido. Desse total, 61 exames, ou 9,22%, apresentaram resultado positivo. Todos os casos positivos foram encaminhados para a realização do RT-PCR. Do total de testes aplicados, 400 foram de servidores e colaboradores específicos da Seplag, registrando-se 44 com resultado positivo. Ou seja, 11% dos servidores e colaboradores da Seplag que aderiram à campanha foram encaminhados para realizar o RT-PCR.

Vale destacar outro aspecto importante do resultado da testagem é que 89,25% dos testados apresentaram resultado negativo no Teste Rápido, ou seja, não apresentam anticorpos específicos para o SARS-COV-2.

No item das considerações finais, a equipe responsável pelo relatório recomenda que sejam reforçadas as medidas sanitárias previstas em Decreto Governamental, diante da continuidade da pandemia, e da iminente possibilidade de nova onda, mesmo que em menor proporção, com retorno ao trabalho presencial de forma gradual, com segurança e responsabilidade.

CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO