Gestores de Ceará e de Pernambuco debatem Gestão para Resultados

28 de janeiro de 2021 - 10:41

Luiz Pedro Bezerra Neto / Ascom Seplag

Gestores e técnicos dos governos do Ceará e de Pernambuco participaram de reunião virtual para troca de experiências sobre Gestão para Resultados no setor público. O encontro aconteceu na última segunda-feira, dia 25, envolvendo as secretarias do Planejamento e Gestão dos dois estados.

A iniciativa partiu do secretário executivo de Gestão Estratégica de Pernambuco, Pabllo Brandão, que procurou a Seplag do Ceará para manifestar o interesse de conhecer o modelo cearense e promover a troca de experiências. O Governo do Ceará, por meio da Seplag, é considerado referência nacional no tema Gestão para Resultados.

O Ceará participou da reunião com os coordenadores Regis Benevides, da Coordenadoria Especial de Gestão Estratégica do Planejamento e Orçamento (COPLO), Luciana Capistrano, de Gestão Orçamentária (CEGEO), e Paíta Façanha, de Planejamento e Gestão para Resultados (CPGER). Eles apresentaram a estrutura e competências das coordenadorias, os orientadores das células CEPOD e CEMAP e a equipe da CEGER.

Foi feita também a apresentação da metodologia de pactuação, monitoramento e avaliação do Acordo de Resultados e como este instrumento se relaciona com o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Representando a Seplag do Pernambuco, participaram o secretário Pabllo Brandão, que realizou uma exposição sobre o Modelo de Gestão do Governo do Pernambuco, e técnicos da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica.

O encontro aconteceu por meio do IntegraGpR, iniciativa criada pela Seplag do Ceará para compartilhar as experiências do modelo de Gestão para Resultados e atender à demanda dos estados e municípios interessados em compartilhar modelos inovadores de gestão pública.

O IntegraGpR se insere nos esforços de disseminação e sensibilização de agentes públicos para promover na gestão pública a cultura gerencial orientada para os resultados. Para tanto, a Seplag promove encontros com gestores e técnicos da área de planejamento, de modo a compartilhar as boas práticas nacionais na área.

Conforme avaliação da coordenadora Paíta Façanha, o encontro alcançou plenamente seus objetivos de promover a troca de experiências sobre os modelos implantados nos dois estados. “Nosso desejo é continuar promovendo esse intercâmbio com Pernambuco, bem como outros estados interessados em aprofundar o debate sobre o tema gestão para resultados no setor público”.

Além do diálogo externo com o Governo de Pernambuco, a Seplag promoveu na terça-feira, dia 26, um encontro interno com a presença de 42 servidores, oportunidade em que o coordenador Regis Benevides fez a apresentação do novo papel da coordenadoria.