Secretário esclarece dúvidas sobre novo decreto de combate à covid-19

18 de fevereiro de 2021 - 18:47

TEXTO: Luiz Pedro Bezerra Neto / Ascom Seplag

O secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Flávio Ataliba, fez um apelo à população cearense no sentido da união de todos para o enfrentamento à covid-19 no Ceará. “Como disse o governador Camilo Santana, ao anunciar, ontem (17), o novo decreto, estamos vivendo um momento que é necessário que todos os cearenses estejam engajados nessa luta”, disse Flávio Ataliba ao participar de live transmitida na tarde desta quinta-feira (18) na página do Governo do Ceará no Facebook.

Durante mais de uma hora, o secretário respondeu questionamentos sobre as novas medidas anunciadas pelo Governo para o combate à pandemia, esclarecendo pontos importantes do decreto 33.936, publicado no Diário Oficial do Estado de ontem. Flávio Ataliba deixou claro que a implantação do toque de recolher não tem o espírito de punição. “Esse não é o perfil do governador, que tem trabalhado para proteger a saúde e a vida da população”, acrescentou, citando dentre outras medidas a compra do Hospital Leonardo da Vinci, que terá ampliado o número de leitos para pacientes de covid.

Flávio Ataliba destacou o empenho dos profissionais da área de saúde do Estado nesse período de mais de 11 meses de pandemia. “São verdadeiros heróis que estão dando o melhor de si no atendimento aos pacientes infectados. São profissionais que estão trabalhando no limite e que merecem o apoio e o reconhecimento de todos os cearenses”, enfatizou.

O secretário afirmou ser a live muito importante para esclarecimentos, principalmente àquelas pessoas que ainda não tiveram oportunidade de ler o novo decreto. “Estamos aqui para dar as explicações necessárias e esclarecer dúvidas”, reforçou Flávio Ataliba, lembrando que o Governo não pode fugir da sua responsabilidade. “Reconhecemos que é difícil cobrir todas as situações. Daí reforço a importância desse momento para que alguns dos questionamentos possam servir para aperfeiçoamento do decreto”, reforçou.

Diversos pontos do novo decreto foram abordados e tiveram resposta do secretário, como o funcionamento de setores da educação, igrejas, restaurantes, comércio, policlínicas, academias, aeroportos e terminais rodoviários. Falou também sobre apoio ao pessoal dos eventos, concursos, barreiras e exames do Detran.

A íntegra da live está disponível nas páginas do Governo do Ceará no Facebook e no YouTube. Clique aqui e assista.