Entenda os benefícios do Isolamento Social Rígido para o combate à Covid-19

5 de março de 2021 - 10:02

TEXTO: Larissa Falcão / Casa Civil

A medida de isolamento social rígido é fundamental para garantir que a rede de saúde consiga atender a população nesse momento de agravamento da pandemia no Ceará, é o que afirma o médico e pesquisador José Xavier Neto, que lidera a equipe do programa Cientista Chefe na Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). “Quando você faz isso, você restringe muito o espaço que o vírus tem para se multiplicar. Então, foi possível ver isso de forma muito clara nos gráficos, que há uma queda na reprodução nos casos em dois ou três dias”, explicou.

O cientista destaca ainda que, segundo estudo realizado pelo Centro de Inteligência de Saúde do Estado, cerca de 85% das pessoas que procuram atendimento nos centros de saúde, com suspeita de Covid-19, não têm a doença causada pelo novo coronavírus, mas, ao se deslocarem em busca de atendimento, podem se infectar. “Eu espero que a população abrace mais uma vez essa determinação [isolamento social rígido], como o fez antes, como foi tão importante para que a gente evitasse um desastre social”, recordou.

Apesar do aumento no número de casos, José Xavier afirmou que está otimista, e acredita que o Ceará vai enfrentar esse novo momento da pandemia com muito mais capacidade. Para isso, ele lembra que é necessário a colaboração de todos na missão de cumprir as medidas anunciadas. “Redobre os seus cuidados nas medidas não farmacológicas, o álcool gel, a máscara. Evite sair para ambientes fechados com aglomeração”, alertou.