Governo do Ceará prepara possível retomada da economia para a próxima segunda-feira

5 de abril de 2021 - 12:38

Luiz Pedro Bezerra Neto / Ascom Seplag

O Governo do Ceará prepara um plano para a retomada da economia do Estado, envolvendo agora os setores que estão aguardando autorização para voltar a funcionar. A expectativa é que a reabertura ocorra a partir da próxima segunda-feira (12). A possibilidade foi admitida no último domingo (4), durante live do governador Camilo Santana e do prefeito José Sarto, quando foi anunciada a prorrogação do isolamento rígido por mais uma semana.

Os números de novos casos de covid-19 e de óbitos decorrentes da doença apresentados pela Secretaria da Saúde têm mostrado pequena redução desde a adoção do isolamento rígido, há um mês. Diante desses indicadores de saúde, o Estado achou mais prudente permanecer com uma semana a mais de isolamento.

Nesta segunda-feira (5), o secretário executivo do Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Flávio Ataliba, disse que o Governo do Ceará tem mantido contato com representantes dos setores produtivos para definir como será feito o retorno das atividades econômicas.

Segundo Flávio Ataliba, que também coordena o Plano de Retomada da Economia, o Governo precisa de mais uma semana para consolidar todos os ganhos advindos do isolamento social rígido. “Sabemos que é um sacrifício da população, mas é necessário para que possamos construir as precondições para o retorno da economia com segurança, sem riscos de erros, a partir da próxima segunda-feira”.

Flávio Ataliba apresentou números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, que atestam a geração de mais de 18 mil empregos no Ceará ao longo do ano passado, apesar da pandemia da covid-19. “Isso ocorreu num ano em que, dos 12 meses, tivemos dez de pandemia. Mas esse resultado só foi possível porque, no início de julho, depois de dois isolamentos rígidos, voltamos com um plano de retomada responsável que garantiu que a nossa economia viesse até fevereiro deste ano sem nenhuma interrupção. Só paramos por conta da segunda onda mundial de covid-19”, destacou o secretário. “É nessa perspectiva que precisamos construir os alicerces de um plano para vigorar a partir do dia 12 deste mês”, acrescentou, lembrando que, neste ano, apenas em janeiro, foram geradas sete mil vagas de emprego formal no Estado, número que confirma a força da economia cearense.

Perspectivas promissoras

Em relação ao ano passado, as perspectivas agora são bem mais promissoras. “O Governo implementou o crescimento do número de leitos para atendimentos de casos de covid-19 e temos a aplicação das vacinas que estão chegando ao Ceará, além dos números de indicadores da Secretaria da Saúde que mostram tendência de queda”, enfatizou Flávio Ataliba. “Precisamos elaborar um novo plano de retomada, ouvindo os diversos setores envolvidos, como estamos fazendo há vários dias, além de acelerar a vacinação, para que a economia do Ceará possa voltar a funcionar e a apresentar resultados que confirmem sua pujança”, concluiu.