Governo do CE e AWS realizam curso sobre transformação digital para secretários de Estado

8 de abril de 2021 - 10:32

Ascom Seplag

Iniciativa é voltada para secretários e lideranças dos diversos órgãos da administração pública estadual. A abertura do evento será feita pelo secretário da Seplag e pelo presidente da Etice

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), tem concentrado esforços na digitalização dos seus processos e serviços como uma forma de modernizar a administração pública e produzir resultados mais consistentes para os cidadãos. Esse trabalho inclui o Centro de Competências para Transformação Digital do Estado do Ceará (CCTD), em parceria com a Amazon Web Services Inc. (AWS), cujo processo de implantação dará mais um passo neste mês, com a realização do curso Educação Executiva em Transformação Digital – GovExcEd, que ocorrerá nos dias 13 e 27 de abril e 11 de maio. A formação é uma parceria do Governo do Ceará, por meio do Grupo de Trabalho da Transformação Digital, com a AWS e é voltada para secretários, presidentes de órgãos vinculados e outras lideranças do Estado. O objetivo é alinhar o conhecimento dos participantes e prepará-los para o processo de transformação digital no Ceará.

“A transformação digital do Estado do Ceará é uma das prioridades do governador Camilo Santana, uma vez que trará ganhos significativos para a administração pública e para os cidadãos cearenses. A redução de despesas com a tramitação de processos, o ganho de agilidade nas atividades desempenhadas pela administração pública e a maior proximidade entre o cidadão e o poder público são apenas alguns dos benefícios proporcionados pela transformação digital do Estado”, destaca o titular da Seplag, Mauro Benevides Filho, que participará da abertura do curso na próxima terça-feira (13), às 9h, ao lado do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto Pessoa. Na ocasião, o secretário Mauro Benevides Filho abordará o processo de transformação digital no Ceará, a importância do Centro de Competências para Transformação Digital do Estado e a atuação do Grupo de Trabalho de Transformação Digital do Ceará, formado pela Seplag, pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, pela Etice e pela AWS, com a cooperação de diversos órgãos do Estado.

O curso Educação Executiva em Transformação Digital – GovExcEd está dividido em três módulos e abordará temas como “Transformação Digital no Ceará”, “Como os governos podem construir resiliência em um novo normal”, “Transformação Digital e aceleração do ritmo da mudança” e “As GovTechs e a Transformação Digital no Brasil”. A programação do curso inclui ainda uma palestra sobre serviços centrados no cidadão e um painel sobre análise de dados para gestão pública e Big Data.

Saiba Mais

O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou, em novembro de 2020, o acordo de colaboração entre o Governo do Ceará e a Amazon Web Services Inc. (AWS), uma companhia da Amazon.com, para a criação do primeiro Centro de Competências para a Transformação Digital no País. A AWS oferecerá os programas AWS Educate e AWS Academy para estudantes e professores universitários, parceria com universidades para o desenvolvimento de pesquisa utilizando a nuvem da AWS, capacitação governamental para transformação digital, além dos programas AWS EdStart e AWS Activate, voltados para aceleração de startups tecnológicas e empreendedorismo.

O Centro de Competências para Transformação Digital do Estado do Ceará tem a proposta de tornar o estado uma referência na adoção de transformação digital centrada no ensino e empreendedorismo.