Seplag discute as prioridades para 2021 das áreas estratégicas do governo

14 de abril de 2021 - 13:47

Luiz Pedro Bezerra Neto / Ascom Seplag

Uma série de reuniões virtuais com os secretários de áreas estratégicas do Governo do Ceará foi realizada com o objetivo de definir as entregas prioritárias para o ano de 2021. O processo de escolha foi coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão para Resultados,  numa ação que representou um convite aos gestores a concentrar esforços a serem dedicados para a concretização das entregas e a obtenção dos resultados e sobre a necessidade da priorização estratégica para o alcance das mudanças demandadas pela população, em especial por se tratar nesse ano atípico devido a decretação de estado de calamidade pública e ao enfrentamento da pandemia do coronavírus.

As prioridades validadas pela alta gestão das secretarias e órgãos vinculados, com a participação dos demais gestores e técnicos, são pactuadas por meio do Acordo de Resultados. É uma iniciativa que tem contribuído para a promoção do planejamento orientado para resultados, visando o alinhamento entre os instrumentos de planejamento de médio e longo prazos com a pactuação de compromissos anuais. Isso facilita a tomada de decisão baseada em evidências, com incentivos para a coleta de dados finalísticos e otimização dos sistemas de informação e comunicação.

O primeiro encontro virtual foi com a secretária da Educação, Eliana Estrela, no dia 22 de março. Duas outras reuniões ocorreram no dia 23 de março, a primeira com o secretário executivo da Secretaria da Saúde, João Peixoto e, em seguida, com o secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sérgio Cavalcante.

A série teve sequência no dia 24, com a primeira reunião com o secretário executivo da Secretaria da Infraestrutura, Paulo César Moreira e, na sequência, com a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França e demais secretários executivos da pasta. No dia seguinte, foi a vez da secretária executiva da Secretaria da Cultura, Mariana Braga.

No dia 29, a série foi finalizada com mais duas reuniões, a primeira com o secretário executivo da Secretaria da Administração Penitenciária, Maiquel Mendes, e a segunda com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, bem como com os reitores das universidades estaduais e o presidente do Nutec.

Participaram das reuniões gestores e técnicos das unidades setoriais de planejamento das secretarias e vinculadas. Após essa primeira etapa, os coordenadores dos programas e projetos serão consultados para a complementação da proposta com a proposição de metas factíveis subsidiadas pelos resultados dos anos anteriores.