Onélia Santana abre primeiro dia de debates do gLOCAL realizado pelo Ipece

2 de junho de 2021 - 10:22

 

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) participa mais uma vez da Semana de Avaliação gLOCAL, que este ano vai ser realizado de 31 a 04 de junho em todo o mundo e no Ceará durante três dias (de 02 a 04). A programação desenvolvida pelo Ipece vai ser aberta (mesa redonda) com o tema “Um olhar sobre a primeira infância: ações e estratégias adotadas pelo Governo do Estado do Ceará”, assunto que será abordado por Onélia Maria Moreira Leite de Santana, primeira-Dama do Estado do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará; João Mário de França, diretor Geral do Ipece, e Rui Rodrigues, gestor de Programas do Unicef para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. O evento tem início às 10h30min. Todo o evento será transmitido ao vivo no https://www.youtube.com/ipececeara.

Ainda no dia 02 de junho, às 17 horas, tem início a mesa redonda “Resultados da compatibilização dos Indicadores de monitoramento da Agenda 2030ePPA2020/2023. Participam Marília Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública do Ipece; Lara Costa, gerente da Célula de Formulação de Políticas e Planos de Desenvolvimento (Cepod) da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará; Rômulo Paes de Sousa, doutor em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, especialista em política, planejamento e gestão em saúde da Fiocruz de Minas Gerais, e Luísa da Mata Machado Fernandes, doutora em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Nova Iorque em Albany (EUA) e pesquisadora da Fiocruz/Minas. Confira a programação completa no final da notícia.

O gLOCAL é um evento para compartilhamento de conhecimento em avaliação e networking em todo o mundo, cujo objetivo é promover o uso de evidências na elaboração de políticas e incrementar resultados em desenvolvimento. Este ano, tendo em vista a pandemia causada pelo Covid-19, os organizadores recomendam que os workshops/debates sejam realizados on-line, a exemplo do que ocorreu no ano passado. A convite do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona (Clear) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), organizadora do gLOCAL no Brasil, o Ipece organizou uma programação com debates, minicursos e workshops para os cinco dias do evento. (confira a programação completa no final da notícia).

Objetivos

A gLOCAL week teve sua primeira edição em 2019 e este ano a semana vai ser realizada em junho. O objetivo do grande evento é apoiar a troca de conhecimentos e experiências em M&A, como forma de promover o desenvolvimento da capacidade de avaliação, apoiar a tomada de decisão baseada em evidências e fortalecer os resultados do desenvolvimento nos níveis local e global. Esses objetivos centrais para a missão da Iniciativa CLEAR são a inspiração do evento. Graças ao apoio de 177 instituições em todo o mundo, a Semana de Avaliação gLOCAL inaugural, em junho de 2019, decolou com sucesso. Mais de 270 eventos foram organizados em 38 países e cerca de 22.000 participantes foram convocados para aprender e compartilhar conhecimentos de M&A.

Programação

Dia 02/06 – 10h30
Mesa Redonda: Um olhar sobre a primeira infância: ações e estratégias adotadas pelo Governo do Estado do Ceará
Onélia Maria Moreira Leite de Santana (Primeira-dama do Estado do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará)
João Mário de França (Diretor Geral do IPECE. Professor do Centro de Pós-Graduação em Economia – CAEN/UFC)
Rui Rodrigues Aguiar (Gestor de Programas do UNICEF para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte)
Inscrições: https://www.glocalevalweek.org/pt-pt/event-detail/21423

Dia 02/06 – 17h
Mesa Redonda: Resultados da compatibilização dos Indicadores de monitoramento da Agenda 2030 e PPA 2020/2023.
Marília Firmiano (Diretora de Estudos de Gestão Pública do IPECE)
Lara Costa (Gerente da Célula de Formulação de Políticas e Planos de Desenvolvimento (Cepod) da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará)
Rômulo Paes de Sousa (Doutor em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Especialista em política, planejamento e gestão em saúde da FIOCRUZ-Minas)
Luísa da Mata Machado Fernandes (Doutora em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Nova Iorque em Albany, EUA. Pesquisadora da FIOCRUZ-Minas)
Inscrições: https://www.glocalevalweek.org/pt-pt/event-detail/21277

Dia 03/06 – 10h
Mesa Redonda: Contabilidade Macroeconômica dos Recursos Hídricos: Uma abordagem Insumo-Produto aplicada a economia do Estado do Ceará, Brasil, para análise de encadeamentos e impactos.
Adriano Sarquis Bezerra de Menezes (Secretário Executivo de Gestão da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará)
Rogério Barbosa Soares (Assessor Técnico da Diretoria de Estudos Econômicos do IPECE)
Witalo de Lima Paiva (Analista de Políticas Públicas da Diretoria de Estudos Econômicos do IPECE)
Inscrições: https://www.glocalevalweek.org/pt-pt/event-detail/21254

Dia 04/06 – 10h
Palestra: A relevância de pesquisas domiciliares para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas: o caso da Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios do Estado do Ceará (Prad/CE).
João Mário de França (Diretor Geral do IPECE. Professor do Centro de Pós-Graduação em Economia – CAEN/UFC)
André Matos Magalhães (Ph.D em Economia pela Universidade de Illinois. Sócio da empresa Datametrica Pesquisa e Consultoria)
Inscrições: https://www.glocalevalweek.org/pt-pt/event-detail/21367

Clique aqui e acesse a Programação do evento (PDF).

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509