Copai/Seplag fortalece combate à violência contra idosos no Ceará

17 de junho de 2021 - 10:06 # # #

Dháfine Mazza-Ascom Seplag

O número de denúncias de violação ao direito dos idosos no Brasil recebidas pelo Disque 100 cresceu 53% em 2020, na comparação com o ano anterior, totalizando 77,1 mil casos. Somente no primeiro semestre de 2021, foram mais de 33,6 mil denúncias de violação dos direitos humanos contra o idoso. Diante desses números e comprometida com a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos, a Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), vem intensificando a sua atuação no combate à violência contra os idosos, sobretudo considerando o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19.

“Na semana em que comemoramos o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), a Copai reafirma o compromisso com a garantia de direitos das pessoas idosas. Não devemos esquecer a importância do respeito, da empatia e do acesso aos direitos sociais para todos os idosos. A Copai/Seplag ocupa uma cadeira no Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), onde acompanha e incentiva políticas públicas para assegurar o bem-estar das pessoas idosas”, destaca a coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte, acrescentando que a garantia de um assento da Seplag no Cedi, criado em 2002, foi uma das primeiras lutas que encampou.  “Nossa população idosa é muito grande. Por isso, eu achei que era muito importante termos uma vaga no Conselho. Desde então, nós temos acompanhado todas as políticas públicas voltadas para os idosos no Estado. Atualmente, presidimos a Comissão de Políticas Públicas do Conselho e trabalhamos bastante, acompanhando de perto a execução dessas políticas em todas as secretarias do Governo do Ceará”, diz.

Conforme Guirlanda Ponte, uma das iniciativas da Copai na prevenção e combate à violência contra o idoso, no âmbito do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), é o projeto “Rever Amigos”, por meio do qual os profissionais da Coordenadoria buscam identificar as pessoas que se afastaram do Programa e os motivos que causaram esse distanciamento. “Nós telefonamos para essas pessoas e, antes da pandemia de covid-19, fazíamos visitas presenciais, para sabermos por que ela se afastou do Programa. Muitas vezes, a gente identifica que esses idosos estão sofrendo violência, inclusive familiar. Essa violência ocorre de diversas formas, incluindo questões financeiras, privação de liberdade e agressões físicas. Quando essa violência é identificada, nós encaminhamos o caso para o Ministério Público”, conta.

Ela ressalta que, muitas vezes, o idoso tem vergonha ou medo de denunciar os casos de violência que sofre, pois também teme pela própria família, quando esta é a causadora da violência. Existem também os casos nos quais o idoso desconhece os próprios direitos e, por isso, não sabe identificar quando eles são violados.

“Nossas ações também buscam ampliar o esclarecimento dos idosos sobre os seus direitos e ajudá-los a se proteger de possíveis violências. Para isso, realizamos encontros e palestras abordando esses temas. Queremos garantir que os idosos conheçam seus direitos, saibam como se resguardar e onde procurar ajuda em caso de violência. Além disso, também temos a área da escuta e do acolhimento psicológico desse público”, afirma Guirlanda.

Evento online

Na semana em que se celebra Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Copai enaltece e indica o webinar “Com ou sem pandemia, a pessoa idosa precisa ser protegida”, realizado pelo Cedi. O evento online teve início na última terça-feira (15) e segue até esta quinta-feira (17), às 14 horas, por meio da plataforma Zoom: bit.ly/3c3ImHm.

Como denunciar

Para denunciar casos de violação aos direitos da pessoa idosa, basta ligar para o Disque 100. O número também é utilizado para a denúncia de violência contra outros grupos vulneráveis.

Sobre o PAI

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado da Copai/Seplag realiza uma série de atividades socioculturais voltadas para os servidores aposentados do Governo do Ceará. Devido à pandemia de covid-19, as atividades passaram a ser realizadas virtualmente. A programação pode ser conferida diariamente por meio do perfil do Programa no Instagram: @pai.ceara