Poder Executivo do Ceará conclui primeiro ciclo de implantação do MEG-Tr

14 de outubro de 2021 - 16:04 # # # # #

Ascom Seplag

Conduzida no Ceará pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a implantação Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) teve seu primeiro ciclo finalizado no dia 30 de setembro, alcançando o total de 27 órgãos e entidades do Poder Executivo estadual comprometidos em aprimorar sua maturidade em gestão.

Participaram da implantação do primeiro ciclo do MEG-Tr 293 pessoas integrantes do Comitê Gestor de Implantação (CGI) – que inclui representantes da Seplag, Casa Civil, da Secretaria da Fazenda, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – e dos Comitês de Aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão (IMG-Tr 100 Pontos).

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com o Público e Privado (Cocap), Ticiana Gentil, no âmbito do Poder Executivo estadual, foram capacitadas 129 pessoas na modalidade Ensino a Distância da Trilha de Ensino do MEG-Tr e 40 pessoas na modalidade Telepresencial, oferecida pelo Ministério da Economia. “A metodologia disponibilizada no Sistema de Modelo de Excelência em Gestão (SMEG) do MEG-Tr oferece a possibilidade do órgão ou entidade identificar, analisar e pontuar as práticas de gestão e os resultados da organização, identificar e priorizar as oportunidades de melhoria e as práticas destacadas, bem como elaborar planos de melhoria da gestão”, explica.

A coordenadora destaca ainda que o uso do Modelo permite que órgãos e entidades públicos possam atuar na implantação de ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão, oportunizando o conhecimento das práticas, dos resultados atuais e seu alinhamento aos requisitos do MEG-Tr, o que permite agregar valor às oportunidades de melhoria identificadas, incrementar e inovar nos pontos fortes, identificados em cada processo de avaliação da gestão. Com isso, os recursos poderão ser ainda melhor aplicados nos seus projetos prioritários.