Trajetória de 53 anos no serviço público deixa exemplo de perseverança e dedicação

15 de outubro de 2021 - 14:00 # # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Quando começou a trabalhar como vigilante de uma escola, aos 19 anos de idade, José Valdir Vieira Pinheiro, hoje com 72 anos, não fazia ideia do quanto sua vida mudaria, mas tinha certeza de uma coisa: precisava continuar estudando e batalhando para vencer as dificuldades financeiras e sociais e conquistar um futuro melhor. E foi assim que ele seguiu a vida, transformando desafios em motivação, com a cabeça erguida e o coração cheio de sonhos, que hoje dão espaço à gratidão de encerrar com orgulho uma vida de trabalho que soma 53 anos, sendo mais de três décadas dedicadas ao Governo do Estado do Ceará, onde concluiu, neste mês, suas funções na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). “Entrei de cabeça erguida e vou sair de cabeça erguida”, disse ao receber uma homenagem no Gabinete da Seplag no último dia 8.

A homenagem foi uma forma de enaltecer a trajetória de superação do servidor e de agradecer os anos de dedicação ao serviço público no Ceará. “O senhor contribuiu para a sociedade. Atualmente, são poucas as pessoas que têm essa percepção de trabalhar com afinco, amor e dedicação, não apenas pelo dinheiro. O servidor Valdir é um exemplo para os mais jovens. Nós devemos seguir esse exemplo de perseverança e de amor ao trabalho. É o que o Brasil está precisando. O senhor foi um vencedor. Que seu exemplo inspire outras pessoas a terem a mesma perseverança e dedicação que o senhor teve ao longo da sua vida”, disse o secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis.

O secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, também exaltou a trajetória do servidor e a sua contribuição para o Estado. “Precisamos reconhecer e enaltecer o trabalho de pessoas que dedicaram as suas vidas ao serviço público e à construção de um Ceará mais avançado e com melhores condições de vida para todos. Exemplos como o do Valdir nos inspiram e nos motivam a realizar nosso trabalho de forma cada vez melhor. São esses profissionais dedicados e comprometidos com o trabalho que fazem a diferença na vida dos cearenses”, afirmou.

O secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis, o servidor José Valdir e o secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges

Trajetória

A vida laboral de José Valdir Vieira Pinheiro começou em 1962, como vigilante do Colégio Estadual Joaquim Nogueira, função que exerceu durante sete anos e que conciliou com as atividades estudantis. Com esforço, ingressou no curso de Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE), época em que também enfrentava dificuldades financeiras para adquirir itens como livros e roupas. “Eu não tinha condições. Dividia a sala com pessoas ricas e eu não tinha dinheiro nem para comprar livros e roupas. Certa vez, fui para a aula usando a farda de uma loja que eu recebi de doação e uma colega me perguntou se eu trabalhava naquela loja. Hoje, eu tenho roupa e muitas outras coisas. Mas tudo isso na vida do homem requer caráter, personalidade e fidelidade”, conta.

Com esforço e perseverança, Valdir evoluiu na carreira e na vida de modo geral. De vigilante, passou a ser professor, atuando na educação por mais de três décadas. Paralelamente, ingressou na administração pública do Estado do Ceará, atuando em diversas áreas, com destaque para o setor de terceirização da Seplag, onde trabalhou por cerca de 20 anos. “Na minha época, ninguém queria ser funcionário público. Hoje, as coisas estão melhores. Tenho orgulho da minha trajetória no serviço público, mas a minha consciência me diz que é hora de me aposentar”, diz.