Desenvolvimento local requer administração pública eficiente, diz secretário

24 de novembro de 2021 - 15:22 # # #

Ascom Seplag

O desenvolvimento socioeconômico dos municípios está diretamente ligado à qualidade da gestão pública e à sua capacidade de administrar os recursos adequadamente. A avaliação foi feita pelo secretário do Planejamento e Gestão do Ceará (respondendo), Flávio Ataliba, durante o I Encontro de vice-prefeitos dos municípios do Maciço de Baturité, realizado nesta quarta-feira (24), no município de Guaiuba. “Todo processo de desenvolvimento local precisa ser precedido e impulsionado por uma gestão pública proba e eficiente. É necessário tomar decisões baseadas em evidências para a escolha de prioridades e buscar a autonomia financeira”, enfatizou.

Durante o evento, o secretário Flávio Ataliba e o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), João Mário de França, falaram sobre “O panorama geosocioeconômico da Região do Maciço de Baturité e os desafios para o desenvolvimento sustentável”. “Apresentamos um estudo realizado pelo Ipece sobre os municípios do Maciço de Baturité, destacando os potenciais da região e os aspectos que precisam ser melhorados. O clima e o solo dos municípios do Maciço de Baturité são diferenciados diferenciados. Essas características, além da proximidade com Fortaleza, torna a região um polo importante de desenvolvimento econômico, especialmente na área de serviços e educação”, destacou o secretário, acrescentando que a região tem como principais desafios a alta informalidade e a baixa participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará.

O secretário Flávio Ataliba destacou ainda que a ideia de um consórcio entre os municípios da região é positiva, uma vez que as ações integradas podem beneficiar a todos. Ele afirmou ainda que os municípios do Maciço de Baturité precisam avançar na gestão fiscal para garantir recursos próprios para investimentos, a exemplo do Estado do Ceará, que, há sete anos, é líder no Brasil em investimento público.

Homenagem

A programação do I Encontro de vice-prefeitos dos municípios do Maciço de Baturité contou ainda com uma palestra sobre o papel da Associação dos Vice-prefeitos do Estado do Ceará (Aviprece), ministrada pelo presidente da entidade, Agenor Mota, e com uma homenagem ao senador Mauro Benevides.

O evento foi uma realização da Aviprece e da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab), com apoio da Prefeitura Municipal de Guaiuba.