Seplag realiza reunião de alinhamento do modelo GpR com Prefeitura de Fortaleza

1 de dezembro de 2021 - 16:22 # # # #

TEXTO E FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria Especial de Gestão Estratégica do Planejamento e Orçamento (Coplo), com a Coordenadoria de Planejamento e Gestão para Resultados (Cpger), realizaram reunião, no auditório da Seplag, na última terça-feira (30), sobre a implementação do modelo de Gestão para Resultados (GpR) na Prefeitura de Fortaleza, com a pauta “Pactuação, Monitoramento e Avaliação do Acordo de Resultados”.

Na ocasião, foi falado sobre pactuação; reunião de balizamento, alinhamento técnico, atividades internas e consolidação; monitoramento; coleta e organização dos dados, análise, validação e consolidação das informações, envio dos painéis e balanço parcial, análise estratégica e tomada de decisão e os cinco pilares da avaliação: indicadores, entregas, financeiro, pactuação e monitoramento.

A reunião já é a terceira do acordo, que é uma iniciativa da Seplag, com a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O secretário adjunto do Iplanfor, Mário Fracalossi, falou sobre o acordo e o aprendizado da reunião e como isso pode ajudar na Prefeitura. “A gente enxerga várias possibilidades de aprimorar esse processo de planejamento. Vendo que a Seplag vem assinando acordo de resultados com diversas secretarias, decidimos fazer um acordo de cooperação. Nas discussões que tivemos aqui, a gente percebe, sim, que muita coisa vai ser utilizada. A gente está vendo como tudo é feito, como o pessoal está acompanhando, monitorando e usando as ferramentas.

Para o técnico da Célula de Gestão para Resultados, Rafael Paraiso, o Acordo de Resultados é um documento que é assinado pelo Governador e pelo Gestor da Secretaria, onde são priorizados os resultados e as entregas que vão ser realizados durante o ano. “Todo ano, no começo do ano, a gente faz isso e os gestores pactuam essas metas e quando chega no final do ano, fazemos uma avaliação, publica um ranking o desempenho das metas”, afirma.

IntegraGPR

O projeto de Integração para Resultados (IntegraGpR) busca promover a integração entre Seplag e outros órgãos e entidades públicas locais e nacionais, além da sociedade civil, em especial estudantes e pesquisadores. Tem ainda a perspectiva de ampliar o debate e disseminar às novas práticas, metodologias, abordagens, tecnologias, bem como, a melhoria dos processos em curso associadas ao modelo GpR, com foco nos Acordos de Resultados.

O objetivo é disseminar a cultura da gestão para resultados entre os entes públicos do Estado do Ceará, a fim de otimizar seus processos de gestão e aumentar a sinergia na aplicação das políticas públicas, potencializando o alcance dos seus objetivos.