Seplag e CGE tratam sobre implantação do Programa de Integridade do Poder Executivo

6 de abril de 2022 - 16:58

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) está se preparando para implantar o Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará, iniciativa da Controladoria Geral do Estado (CGE) que busca fortalecer e direcionar as instituições públicas para o alcance dos seus objetivos estratégicos e a entrega de resultados esperados pela população. O assunto foi discutido, na última terça-feira (5), durante reunião realizada na Seplag entre o titular da Secretaria, Ronaldo Borges, e o Controlador Geral do Estado, Aloísio Carvalho. Também participaram do evento, o secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis, integrantes da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) e da Assessoria Jurídica da Seplag, além de técnicos da CGE.

Durante a reunião, a CGE explicou que o Programa de Integridade está fundamentado em quatro eixos: comprometimento da gestão, instância de integridade, gestão de riscos e monitoramento contínuo. A implantação do Programa conta com o suporte de ferramenta informatizada e possui cinco etapas: assinatura do termo de compromisso; constituição formal do comitê de integridade; aplicação do diagnóstico de integridade; plano de integridade: elaboração, validação e implementação; e monitoramento contínuo: realizado pelo órgão/entidade e pela CGE.

O Programa começou a ser implantado em alguns órgãos que compõem o Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf). “Nesta quinta-feira (7), a Seplag deverá assinar o Termo de Compromisso para iniciar a adesão ao Programa, que vai ao encontro dos avanços na gestão pública apresentados nos contextos nacional e internacional e busca integrar os diversos mecanismos de gestão, proporcionando avanços em aspectos como gestão interna e controle de riscos, dentre outros”, destacou o secretário Ronaldo Borges.