Tratamento adequado de dados é fundamental para o êxito das organizações, diz especialista

11 de abril de 2022 - 08:43 # # #

Ascom Seplag

Comparar dados ao petróleo por seu valor não é mais uma metáfora aceita atualmente, tendo em vista que o petróleo é finito que os dados são infinitos e crescem todos os dias em volume e importância, exigindo dos setores público e privado tratamento diferenciado para o êxito dos seus negócios e ações, incluindo a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A afirmação é da especialista em proteção de dados pessoais, privacidade, governança e segurança, Beatriz Ferreira, que ministrou, nessa quinta-feira (7), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), a palestra “Governança de dados: privacidade, compliance e monetização – acelere o seu negócio”.

O evento foi organizado pela Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação da Seplag (Coget), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), e reuniu os gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo do Ceará. A palestra foi aberta pela secretária executiva do Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Sandra Gomes de Matos, que enalteceu o papel dos gestores de TIC, sobretudo no processo de transformação digital pelo qual o Governo do Ceará passa, trabalho coordenado pela Seplag por meio do Programa Ceará Mais Digital

“A Coget, como forma de aproximação do Comitê Gestor de TIC do Estado, pretende fazer um ciclo de palestras presenciais. O primeiro ciclo, que se estenderá até julho, contemplará palestras sobre segurança da informação, LGPD, dados e governança. No segundo semestre, pretendemos falar sobre transformação digital para conscientizar bem os gestores de que esse momento é único, urgente e muito importante para a transformação digital do Governo do Ceará”, destaca a coordenadora de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seplag, Lícia Viana.

LGPD

Durante sua apresentação, a palestrante falou sobre a importância dos dados para os mais diversos tipos de negócios e a necessidade do tratamento adequado desses dados para que eles possam realmente trazer benefícios para as organizações. “Nesse sentido, a LGPD ajuda as organizações a fazerem o correto tratamento dos dados. A multa aplicada pela lei para casos de vazamento de dados, por exemplo, pode ser pequena, mas o impacto negativo para as marcas pode ser incalculável”, disse, citando casos de multinacionais multadas em milhões de reais por vazamento de dados e cujas marcas perderam bilhões de reais em valor devido a esses episódios. “Então, se você estiver usando os dados de uma maneira errada, você está entre as nove das dez. E o fato de você pagar multa nem sempre é o pior problema para a sua empresa”, acrescentou.

Conforme a palestrante, estudo do Serasa mostra que o mau uso dos dados afeta nove de cada dez empresas no País. Ela reforçou que os dados são muito positivos para otimizar os resultados dos negócios, conhecer as preferências dos usuários e direcionar soluções, por exemplo, mas eles também podem atrapalhar o trabalho das organizações que não forem corretamente gerenciados.

“Temos que pensar no uso dos dados com moderação, um bom uso desses dados, pois, da mesma forma que eles podem trazer uma série de benefícios, eles também podem ter efeitos negativos. Os usuários estão cada vez mais críticos. Afinal, ninguém quer ter seus dados vazados. No entanto, não é possível proteger os dados sem conhecê-los. Na ótica de segurança, se eu não consigo separar o joio do trigo, o que eu protejo? Eu preciso saber o que é realmente essencial para a organização, o que é crítico e possui risco e o que não tem. Se você não souber distinguir a joia da bijuteria, você vai ter que colocar tudo no cofre. Já imaginaram o quanto custa um cofre para colocar tudo lá dentro? Se eu souber o que realmente me importa dentro da empresa, será que eu posso ter um cofre melhor e colocar o resto vai para uma caixinha de bijuteria? Isso envolve até a questão da economia. Se você amplia essa proteção, você vai reduzir os investimentos naquilo que você realmente precisava proteger. Isso também pode inviabilizar negócios”, alertou.