Seplag discute parceria com laboratório da Uece

22 de abril de 2022 - 12:04 # # #

Ascom Seplag

O Secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Ronaldo Borges, recebeu, na última semana, o professor efetivo do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Flávio Saraiva, para tratar sobre os equipamentos do laboratório de biotecnologia genômica que está sendo estruturado na universidade, com ênfase na edição de genes e terapia gênica.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), também está tratando do assunto para a aquisição dos aparelhos. O professor Flávio explica que o uso das técnicas de edição de genes são para diversos fins, que vão desde a saúde humana até a agricultura.

“Já temos a certeza do uso bem sucedido das técnicas. O mundo todo já tem relacionado o sucesso em tratamentos de doenças seríssimas, no caso o câncer e Alzheimer. E as técnicas não se restringem somente a questão da Saúde humana, mas na agricultura e outras áreas, como pecuária. Não existe outro laboratório gerado com esse propósito, com essa exclusividade. Ele nasce nesse contexto, inclusive com convite para futuramente pesquisadores de suporte, com capacidades técnicas indiscutíveis de outros países, virem ao laboratório plenamente estruturado e colaborarem conosco. Então é um centro de formação de excelência”, destaca.

O corpo de pesquisadores do laboratório já está sendo montado, com o coordenador Flávio Saraiva e inclui alunos bolsistas de pós-graduações, de mestrado e doutorado dessa área.