Programa de Capacitação em Compras Governamentais capacitará mais de 1.260 pessoas em 2022

29 de abril de 2022 - 10:27 # # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Conhecer a legislação, os sistemas e o processo de compras governamentais é fundamental para que os órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta realizem, de forma eficiente e eficaz, as aquisições das quais necessitam. Por isso, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Gestão de Compras (Cogec), realiza, anualmente, o “Programa de Capacitação em Compras Governamentais”. Neste ano, o Programa, que teve início em fevereiro e seguirá até dezembro, capacitará mais de 1.260 pessoas em todo o Estado, contemplando 840 Unidades Contratantes, responsáveis pela realização de compras.

Conforme o coordenador da Cogec e instrutor das capacitações, Valdir Augusto da Silva, a realização do Programa conta com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), que possibilita a infraestrutura necessária para realização das aulas remotas e emissão de certificados. “Neste ano, já foram realizadas quatro das 17 turmas previstas para 2022, capacitando mais de 300 pessoas. A quinta turma terá início nas próximas semanas, com 85 vagas. A cada turma, ajustamos o conteúdo ministrado para que ele se adéque às necessidades do público treinado e atenda às demandas do dia a dia de trabalho”, afirma.

As capacitações possuem carga horária de 9 horas/aula e contemplam temas como catálogo de itens, cadastro de fornecedores, Licitaweb (planejamento, pesquisa de preços e publicação), registro de preços e cotação eletrônica. Os participantes também são instruídos quanto à legislação e às regras de negócios dos sistemas, além de conhecerem os tutoriais passo a passo para a utilização dos sistemas e o Portal de Compras do Estado.

“A construção do conteúdo programático foi feita com base em um levantamento, realizado no início deste ano, com todos os órgãos da administração pública estadual direta e indireta, sobre as necessidades de capacitações na área de compras governamentais de cada um deles”, diz Valdir Augusto, acrescentando que as capacitações também contam com o apoio da sua equipe, composta por Mayara Silveira, Sylvéria Santana e Natália Moraes.

Eixos de atuação

Segundo o coordenador, a Cogec possui uma atuação corporativa no Estado em relação ao processo de compras, atuando em três eixos: políticas, normas e diretrizes; sistemas e processos; e capacitação e orientação sobre a aplicação da legislação e utilização dos sistemas. É neste último eixo que está inserido o “Programa de Capacitação em Compras Governamentais”.

Próximas turmas

As próximas turmas do “Programa de Capacitação em Compras Governamentais” ocorrerão conforme cronograma apresentado à EGPCE, que prevê as capacitações a cada três semanas, em média.