Seplag inicia curso teórico sobre base tática do PPA 2024-2027

11 de maio de 2023 - 11:16 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A coordenadora de Planejamento e Gestão para Resultados, Lara Maria Silva Costa, ministrou o curso para a primeira turma

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão para Resultados (Cpger), iniciou, nesta quarta-feira (10), mais uma etapa da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Representantes de todas as secretarias e órgãos do Governo do Ceará participaram da primeira turma do curso teórico da base tática do PPA, cuja segunda turma ocorrerá nesta quinta-feira (11), no período da tarde, no auditório da Seplag. O curso antecede a realização das oficinas da base tática, que serão realizadas na próxima semana, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE).

“Nós dividimos a elaboração do PPA em módulos. Estamos no momento de elaboração da base tática do PPA. O curso teórico nós dividimos em duas grandes turmas. Na sequência, teremos as oficinas na EGPCE, com a abordagem da parte prática, o exercício dos conceitos que estão sendo apresentados no curso. É um momento muito importante, pois essa fase agora é onde os órgãos estão sendo orientados para declararem a oferta governamental. Tivemos o momento anterior, onde foram estabelecidos os grandes resultados de eixos e de temas, e, agora, eles vão declarar os seus programas. Estamos orientando os participantes para a construção dos programas, que trazem a oferta governamental, onde são declarados os bens e serviços ofertados à sociedade e vão possibilitar o alcance dos resultados que foram declarados na base estratégica, que foi assunto do módulo anterior”, explica a coordenadora de Planejamento e Gestão para Resultados, Lara Maria Silva Costa.

O conteúdo do curso teórico inclui a estrutura da base tática (programática) do PPA 2024-2027, a lógica de construção dos programas no Plano Plurianual e os próximos passos na etapa de elaboração do PPA.

A participação no curso é relevante para a próxima etapa da elaboração do PPA, que são as oficinas da base tática. “As oficinas são o exercício prático desses conceitos vistos no curso, onde aprofundaremos mais a questão metodológica. Temos sete turmas para esse mesmo público. O foco são as equipes técnicas da área de planejamento, mas também nós convidamos as pessoas das áreas finalísticas, pois elas que, de fato, estão tocando a atividade fim da instituição que está representada no programa”, destaca a coordenadora.