Seplag lidera evento sobre a implantação do Modelo de Governança e Gestão no Ceará

20 de junho de 2022 - 13:38 # # # # #

Ascom Seplag

Órgãos e entidades do poder executivo estadual participaram, neste mês, de evento que tratou da implantação do Modelo de Governança e Gestão (Getão.gov.br), iniciativa do governo federal que busca instituir um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle para auxiliar na avaliação, direcionamento e monitoramento da gestão. O evento foi liderado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge) e da Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado (Cocap).

Na abertura da reunião, o secretário executivo do Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, destacou as características do Modelo e os benefícios que ele trará para o Estado do Ceará. “O Modelo de Governança e Gestão (Gestão.gov.br) é um modelo de referência em gestão organizacional que reúne os elementos necessários à obtenção de um padrão gerencial de classe mundial, oferecendo aos órgãos e entidades públicos parâmetros para a avaliação e melhoria contínua da maturidade da gestão. O objetivo maior é elevar o nível de maturidade das práticas de governança e de gestão dos órgãos e entidades que operacionalizam parcerias por meio da Plataforma +Brasil.”, afirmou.

Conforme a coordenadora da Cocap, Ticiana da Mota Gentil Parente, o Modelo é recente e começou a ser implantado em 2021, inicialmente, em 27 órgãos e entidades do poder executivo estadual, alcançando êxito. “O Ceará foi a primeira unidade da federação a implantar o Modelo dentro do prazo regulamentar. Esse Modelo trará grandes benefícios para a gestão pública do Estado, como o fortalecimento da governança, a promoção da cooperação interna, a melhoria dos processos e a sinergia de comunicação entre os parceiros”, disse.

A coordenadora reforçou ainda que o Modelo é importante para o compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos, a construção colaborativa de soluções e melhorias, a participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações e a melhorias da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento. “Com esses benefícios alcançados por meio do Modelo, é possível alcançar uma gestão pública mais íntegra, integrada, inovadora, transparente, simples e efetiva”, destacou, acrescentando que o Modelo deverá ser implantado até 30 de agosto de 2022 pelos órgãos e entidades estaduais que operacionalizam ou venham a operacionalizar parcerias por meio da Plataforma +Brasil.

Condução

Na reunião, Ticiana Gentil informou que o Modelo de Governança e Gestão, por se tratar de assunto inerente à Modernização da Gestão do Estado, a partir deste ano, não mais será conduzido pela Cocap, mas pela Comge.

De acordo com a coordenadora da Comge, Vanessa Arraes, a condução central do processo de implantação do Modelo de Governança será feita pela equipe da Célula de Gestão de Processos e por equipe de apoio formada por representantes da Seplag, CGE, Ipece, CC, Sefaz, EGP e SRH, que auxiliarão os membros dos comitês de aplicação, os quais são responsáveis pela implantação do Modelo nos seus respectivos órgãos/entidades.

Participantes

Participaram do evento a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a Polícia Civil (PCCE), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).