Seplag realiza reunião com comitês de implantação do Modelo de Governança e Gestão

28 de junho de 2022 - 15:24 # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) realizou, na última sexta-feira (24), reunião com os comitês de implantação do Modelo de Governança e Gestão (Getão.gov.br) da Polícia Civil, Perícia Forense, Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Militar e Superintendência de Obras Hidráulicas. O Modelo é uma iniciativa do governo federal cujo objetivo é elevar o nível de maturidade das práticas de governança e de gestão dos órgãos e entidades que operacionalizam parcerias por meio da Plataforma +Brasil.

A reunião foi conduzida pelo orientador da Célula de Gestão por Processos da Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge), Ricardo Ribeiro Santos, que falou sobre os primeiros passos necessários para a implantação do Modelo nos órgãos participantes. De acordo com ele, a avaliação do Gestão.gov.br leva em consideração aspectos como Governança, Estratégias e planos, Sustentabilidade, Público-alvo, Capital intelectual, Processos e Valor público. “A Governança define como as Estratégias e Planos devem ser implementados e materializados, considerando a Sustentabilidade, e o Capital Intelectual existente, mediante a Orientação por Processos, visando assegurar o Valor Público assumido com o Público-Alvo”, explicou.

Ao longo da reunião, também foram abordados os critérios para a certificação no Gestão.gov.br, o ciclo de aprimoramento contínuo do Modelo e o cronograma de implantação. “O Modelo de Governança e Gestão (Gestão.gov.br) busca melhorar a governança e a gestão no sentido de otimizar a execução para as transferências que a União faz para Estados e Municípios. Esse Modelo trará grandes benefícios para a gestão pública do Estado, como o fortalecimento da governança, a promoção da cooperação interna, a melhoria dos processos e a sinergia de comunicação entre os parceiros”, disse Ricardo Ribeiro.