Ipece lança 29ª edição do Boletim de Gestão Pública

15 de dezembro de 2022 - 16:24

Ascom Ipece

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), acaba de lançar mais uma edição – a 29ª – do Boletim de Gestão Pública. Dois artigos integram a nova publicação: “Gestão para resultados na segurança pública do estado do Ceará”, que tem como autores Everton Cabral Maciel, José Orlando de Sá e Luis Ellery Bessa Pereira Júnior, e Avaliação de processos dos projetos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – estado do Ceará: fundamentos, operacionalização e resultados”, trabalho de José de Lima Freitas Júnior, Valberg Barbosa Cavalcante, Notlin de Araújo Almeida, Shirly de Melo Guimarães e Flávia Livino de Carvalho Costa.

No primeiro artigo, os autores abordam a gestão para resultados na segurança pública, que é “um esforço estratégico governamental que articula a política, a ciência e as ferramentas de gestão com o objetivo de fortalecer as políticas de prevenção e redução da violência e da criminalidade”. Eles propõem a reflexão sobre as inovações implementadas no âmbito do Sistema de Segurança Pública do Ceará, tendo como referência para fundamentação e organização das iniciativas, os sete princípios e as quatro dimensões do modelo de Gestão para Resultados do Ceará, regulamentado pelo Decreto 32.216 de 08 de maio de 2017.

Para tanto, na tentativa de reconhecer a gestão para resultados nas práticas cotidianas dos gestores e profissionais da segurança pública, o artigo destaca as seguintes iniciativas: Acordo de Resultados da SSPDS e vinculadas, o Programa Ceará Seguro proposto no Plano de Longo Prazo – Ceará 2050, o Pacto por um Ceará Pacífico, o Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Riscos – Proteger, o Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (Sigo), a Formação de especialistas em Gestão para Resultados na Segurança Pública e os incentivos financeiros pelo alcance das metas de indicadores de resultados.

Já no segundo artigo, os autores contextualizam os fundamentos, a operacionalização e os resultados relativos à Avaliação de Processos dos projetos fomentados com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), e que tem a finalidade de demonstrar a funcionalidade orgânica, e, bem assim, os desdobramentos decorrentes da utilização deste importante instituto instrumental. O estudo é composto por três partes, as quais se dedicam em revelar, na sua completude, os vários elementos inerentes à consecução do acompanhamento necessário, para efeito de se avaliar o desempenho dos projetos executados com os recursos do sobredito Fundo Especial de Gestão.

O propósito do artigo é fornecer informações que sintetizam uma experiência exitosa, firmada no pragmatismo científico inclusive, a demonstrar um modelo capaz de se ocupar no pronto cumprimento da missão institucional de realizar, periódica e sistematicamente, a avaliação de cada projeto. Tudo isso a partir de um acompanhamento metodologicamente estabelecido, e que revele os níveis alcançados em função da eficiência, da eficácia e da efetividade obtidas, a orientar na tomada de decisões mais acertadas, a bem da gestão pública.

Publicação

O Boletim de Gestão Pública do Ipece, que é uma publicação trimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas.

Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibida a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenadora Maria Esther Frota Cristino, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep), e colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos (Técnico) e Francisco Mário Viana Martins (assessor Técnico).

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão pública – Nº 29 / 2022.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509