Seplag planeja implantar Política de Gestão de Riscos

27 de dezembro de 2022 - 08:14 # # # #

Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), representada pela Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi), participou da capacitação Gestão de Riscos na Administração Pública promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Os encontros ocorreram na primeira semana de novembro e foram ministrados pelo auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, professor Kleberson Souza.

O assessor da Ascoi, Luciano Pontes, disse que o momento foi de suma importância para a Seplag, já que a Secretaria tem interesse em implantar essa Política de Gestão de Riscos. “Nós estamos passando por um processo de aprendizado para treinar as equipes no intuito de trabalhar com segurança dentro da Secretaria do Planejamento e Gestão, obedecendo ao Decreto nº 33.805, de 9 de novembro de 2020”, afirmou.

Além do assessor, participaram dos encontros as servidoras Lúcia Gadelha e Mary Bastos. A capacitação on-line foi destinada aos auditores da CGE e demais unidades de auditoria interna do Poder Executivo Estadual, assessores de controle interno e servidores e colaboradores que atuarão na implementação da Gestão de Risco nos órgãos e entidades estaduais.

Decreto

O Decreto Nº 33.805, de 9 de novembro de 2020, institui que a Política de Gestão de Riscos, integrante do Programa de Integridade, tem a necessidade de adotar medidas para prevenir ou minimizar os riscos que podem impactar no alcance de resultados e no cumprimento da missão institucional dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de sistematizar práticas relacionadas à gestão de riscos.