125º Fórum Nacional Consad debate desafios da administração pública

3 de março de 2023 - 14:37 # # #

Consad com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná

Evento aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) e reuniu autoridades nacionais e conselheiros do Consad

Com objetivo de debater os desafios da administração pública no cenário nacional, aconteceu o 125º Fórum Nacional Consad, nesta quinta e sexta-feira (3), em Foz do Iguaçu (PR).

O primeiro Fórum de 2023 do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) reuniu principais nomes da administração pública do país, secretários de Estado das diferentes unidades federativas, além de representantes do Governo Federal.

De acordo com o presidente do Consad e secretário da Administração do Amazonas, Fabrício Barbosa, o momento é de interlocução com o Governo Federal.

“Sentimos necessidade de uma pauta nacional para resolver problemas históricos seja na área de gestão de pessoas, gestão patrimonial, transformação digital, entre outros setores. Por exemplo, temos um lema em nosso Grupo de Transformação Digital, que falamos que não existe mais governo, existe governo digital. Então, a gente quer mudar essa cultura e essa cultura deve ser mudada por meio da gestão, então é de extrema importância a gente ter essa interlocução com o Governo Federal”, pontua Barbosa.

Para o coordenador da assessoria especial de cooperação técnica do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Danilo Bertazzi, o Consad é um parceiro estratégico para o Governo Federal.

“Queremos ampliar e qualificar o diálogo com os estados e o Consad é um parceiro estratégico justamente porque os Secretários de Administração tocam nos estados os temas que nós tocamos em Brasília. Para a gente, é muito interessante qualificar esta interação e trabalhar em parceria com o Consad”, declara Bertazzi.

O evento

A programação do primeiro dia foi marcada pela apresentação dos novos conselheiros, além de uma agenda com participação da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que falou sobre “Gestão e Inovação nos Serviços Públicos e a Cooperação Federativa”.

Além disso, nomes do cenário nacional debateram temas diversos como “Construção de uma proposta de Transformação do Estado”, “A Nova Lei de Licitações”, “Transformação Digital” e “Construção de uma agenda de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital Cooperação Federativa em Gestão”.

Finalizando a programação do primeiro dia, foi realizado um debate sobre os caminhos para um “Brasil Mais Digital: avanços, desafios e próximos passos, que contou com participação do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mariano Lafuente.

Enquanto o segundo dia do Fórum contou com a apresentação dos novos apoiadores do Consad e apresentação do plano de trabalho dos Grupos de Trabalho do Consad.

Por fim, temas como “Centros de gestão integrada para melhoria de governança”, e “Oportunidades envolvendo o hidrogênio renovável” também foram abordados durante o 125º Fórum Nacional Consad.