Governo do Ceará lança Programa Gestão de Líderes Públicos

20 de junho de 2023 - 09:18 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), lançou, na tarde desta segunda-feira (19), o Programa Gestão de Líderes Públicos do Ceará, cujo objetivo é aperfeiçoar o modelo de atração, seleção, desenvolvimento e desempenho de profissionais para a administração pública estadual. O evento ocorreu no auditório da Seplag e contou com a participação da secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, da coordenadora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Seplag, Lorena Wendt, da diretora da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), Dulce Ane Lucena, e da gestora de Projetos do Instituto Gesto, Yasmin Pinheiro.

O Programa tem como inovações a utilização de uma metodologia de recrutamento e avaliação baseada em mérito e competências para cargos em comissão de livre nomeação do Estado e a transformação da cultura de gestão de pessoas no setor público por meio de um processo justo e transparente, sendo inspirado em experiências internacionais bem-sucedidas de países como Chile, Peru, Austrália e Reino Unido.

“Sabemos que a gestão é parte do processo que contempla a boa execução das metas esperadas para o serviço público. Neste sentido, para proporcionar aos cidadãos as melhores entregas possíveis, precisamos ter gestores que atuem como líderes junto às equipes, por isso é que o Governo do Ceará entende como essencial a implantação deste programa. Para além disso, é uma forma também de capacitar, reconhecer o talento e a competência dos nossos colaboradores, que tanto contribuem para uma gestão efetiva e desenvolvimento do nosso Estado”, destacou a secretária Sandra Machado.

A gestora lembrou que a concepção do Programa Gestão de Líderes Públicos do Ceará foi iniciada há cerca de dois anos e que foi criada uma secretaria executiva na Seplag destinada a essa iniciativa, para a qual serão selecionados os primeiros profissionais com a nova metodologia do Programa Gestão de Líderes Públicos do Ceará.A diretora da EGPCE enalteceu a iniciativa e destacou que a instituição de ensino será parceira na execução do programa. “O que estamos trabalhando hoje é uma semente, mas é uma situação concreta de como podemos escolher melhor os gestores públicos com foco em competência e que continuem no cargo com foco em meritocracia. É um sonho que está se concretizando. É um projeto que inclui todos nós. Hoje é uma ação de muitas que ainda precisarão ser realizadas. É com muita alegria que seremos parceiros dessa ação. Seremos responsáveis pela capacitação e desenvolvimento das lideranças do Estado”, disse Dulce Ane Lucena.

Relevância

A importância dos líderes para o êxito das ações da administração pública também foi exaltada pela gestora de Projetos do Instituto Gesto, Yasmin Pinheiro, que enfatizou a relação direta entre lideranças e resultados gerados para a sociedade.

“São pessoas que vão tirar do papel as definições políticas. São pessoas que vão desenhar e implementar soluções e políticas públicas para a sociedade. Mas, hoje, a gestão pública, de modo geral, não atende integralmente a essa responsabilidade. Um dos fatores que podem explicar esse cenário é justamente a ausência de uma política estruturada para a gestão de lideranças. Como resultado, temos a presença majoritária de lideranças que não representam a diversidade da população brasileira. Esse é o desafio histórico e estrutural. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) destaca que as posições de liderança no setor público estão diretamente ligadas à eficácia do governo, pois elas traduzem a direção política em programas, políticas e ações que mantêm os cidadãos saudáveis, seguros e economicamente ativos”, afirmou.

Impactos

Na ocasião, a coordenadora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Seplag realizou uma explanação do programa e detalhou como serão as primeiras seleções.

“O programa terá como impacto positivo a formação de líderes e servidores qualificados e preparados para os desafios da carreira pública, o que é essencial no processo de fortalecimento da capacidade do Estado em gerar mais e melhores resultados para a população cearense”, ressaltou Lorena Wendt.

Primeira seleção

Conforme a coordenadora, a implementação do Programa será iniciada pela Seplag, no processo de pré-seleção para cargos em comissão. Serão pré-selecionados três candidatos: sendo um para o cargo de secretário executivo e dois para o cargo de coordenador na Secretaria Executiva de Políticas Estratégicas para Liderança.

As etapas do processo de seleção incluem análise curricular, dinâmica de grupo e entrevista por competência e entrevista com o gestor.

As inscrições ocorrerão a partir do dia 3 de julho, por meio do site https://lidera.ceara.gov.br/. Poderão concorrer às vagas profissionais com ou sem vínculo com a administração pública que, no ato da nomeação, estejam residindo em Fortaleza ou região metropolitana ou aptos ao trabalho presencial na Seplag.

Saiba mais

O Programa Gestão de Líderes Públicos do Ceará surgiu de uma parceria entre o Governo do Ceará com a aliança de organizações do terceiro setor, a Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e o Republica.org, contando com o Instituto Gesto como parceiro implementador das ações voltadas para gestão de lideranças no setor público, além do Instituto Publix como parceiro técnico da construção do Processo Seletivo.

Programa Gestão de Líderes Públicos do Ceará
Seleção para os cargos de secretário executivo (1 vaga) coordenador na Secretaria Executiva de Políticas Estratégicas para Liderança da Seplag (2 vagas).
Início das inscrições: 3 de julho de 2023
Local para as inscrições: https://lidera.ceara.gov.br/