Governo do Ceará reúne secretariado para balanço dos primeiros seis meses de gestão

30 de junho de 2023 - 13:28 # # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto | Carlos Gibaja, Tatiana Fortes e Thiago Gaspar - Fotos

Geração de empregos, sustentabilidade fiscal, saúde, educação e proteção aos mais pobres foram as principais pautas

O governador Elmano de Freitas reuniu, nesta sexta-feira (30), todos os secretários e secretárias estaduais, além de chefes de vinculadas, para realizar balanço dos seis primeiros meses de gestão. O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Antes do início da reunião, Elmano de Freitas recebeu a imprensa e destacou as ações do Governo do Ceará neste primeiro semestre. “É válido dizer como este início de governo foi particularmente difícil, sobretudo por conta da redução em nossa receita. Tomamos todas as medidas necessárias para manter o padrão de investimento em nossas ações, sem perder o equilíbrio fiscal. Conseguimos ampliar as escolas em tempo integral, lançar o Ceará sem Fome, realizar cirurgias eletivas, já entregamos unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, assim como diversas ações em outras áreas”, comentou.Elmano de Freitas destacou a importância do encontro para que cada secretário também possa conhecer o que cada área vem desenvolvendo. “Considero muito importante que tenhamos uma visão geral do Governo. E que, a partir disso, possamos perceber algumas ações que podemos articular entre nós como um grupo. Nós, como coletivo, como grupo, não iremos ser julgados por um fato isolado, mas sim pelo conjunto de entregas que faremos ou não”, disse.

Saldo positivo

No início do encontro, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, destrinchou a situação econômica do estado e explicou que, apesar das dificuldades, o prognóstico é positivo. “Com um fluxo financeiro equilibrado, conseguimos nos manter como um estado saudável e seguro. Em algumas áreas, como na habitação, o investimento feito neste semestre foi maior do que no mesmo período em outros governos”, afirmou.

O governador complementou a fala do secretário lembrando do saldo positivo de empregos gerados no território cearense, sendo o Ceará o segundo estado do Nordeste nesta marca. “Conseguimos um saldo de 14.127 novos postos de trabalho. Teremos um crescimento além do projetado em qualquer prognóstico feito no início do ano”, comemorou.

Redução na fila

Na área da saúde, a titular da Sesa, Tania Mara Coelho salientou o andamento do mutirão de cirurgias eletivas. “Trabalhamos bastante na elaboração do mutirão de cirurgias eletivas. Já foram mais de 20 mil cirurgias realizadas, reduzindo assim a fila de 68 mil para 50 mil pessoas”, lembrou.

Ainda na saúde, o Governo do Ceará cumpriu, nessa quinta-feira (29), a primeira etapa da incorporação como estatutários dos 6.000 aprovados em concurso realizado em 2021, com 413 servidores públicos tomando posse. Ao todo, 2.000 profissionais serão chamados até o fim de 2023: além dos 600 em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro. Mais de 3.000 serão convocados até 2026; sendo 1.000 em 2024, 1.000 em 2025 e 1.311 em 2026.

Avanço na Educação

Eliana Estrela, secretária da Educação, pontuou os importantes resultados da pasta no período, sobretudo o foco em ampliar a rede de escolas em tempo integral. “Em 2023, chegamos a 71% da rede pública em regime integral, com 80 novas escolas. A nossa meta é que em 2026 esse número salte para 100%. Também mostramos que, mesmo com os desafios da pandemia, conseguimos, com muito esforço, retomar índices pré-pandemia no Ensino Fundamental, algo fruto de muito trabalho e motivo para comemoração”, destacou.

Combate à fome

Com o programa Ceará sem Fome, o Governo do Ceará beneficia mais de 200 mil famílias com o cartão do programa, garantindo aos beneficiários R$ 300 mensais para a compra de alimentos. Outro programa decisivo no combate à insegurança alimentar é o Mais Nutrição, que acumula mais de 3 milhões de quilos de alimentos distribuídos.“Ver que nosso povo já está comprando comida com o cartão Ceará sem Fome me deixa bastante feliz. Algumas pessoas chegam para nós e pensam que o benefício é válido somente por um mês; quando descobrem que é algo recorrente, o agradecimento aumenta. Sabemos do impacto desse valor para essas famílias”, pontuou o governador Elmano de Freitas.

Próximos passos

Ao final do encontro, o governador lembrou ao secretariado que no próximo mês, nos dias 13 e 14 de julho, acontecerá um novo encontro, desta vez mais aprofundado e duradouro, quando novas metas e objetivos serão desenhados.