Seplag compartilha experiência do Ceará em transformação digital durante o Secop

25 de agosto de 2023 - 11:51 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Modernizar a gestão pública por meio de processos e de soluções tecnológicas que facilitem a vida dos cidadãos e otimizem os resultados para a sociedade é um dos grandes objetivos do Governo do Ceará, cuja experiência de sucesso em transformação digital foi compartilhada, nesta sexta-feira (25), durante a 50ª edição do Secop – Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, em Brasília. A abertura do evento ocorreu na quinta-feira (24) e contou com a participação do secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Auler Gomes.

Na oportunidade, o secretário executivo enalteceu o evento e ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimentos para o crescimento mútuo dos entes federados. “Nós temos conversado muito sobre a necessidade de unirmos forças não somente entre os entes da mesma unidade da federação, mas entre os seus diferentes níveis, sempre com foco no cidadão, no usuário. Hoje, na área de tecnologia, temos muitas opções para escolher, mas, cada vez mais, a gente tem que pautar que a tecnologia existe para melhorar a vida do cidadão. É um desafio que temos”, destacou Auler Gomes.

Na manhã desta sexta-feira (25), o secretário executivo da Seplag participou do painel “Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar”. O painel também teve a participação da secretária adjunta na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Luanna Roncaratti; do secretário de Transformação Digital do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Farias; do secretário de Tecnologia da Informação – Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Antônio Francisco Moraes Rolla; do presidente do Dataprev, Rodrigo Ortiz D’Ávila Assumpção; do diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesaro; e do diretor de Serviços ao Cidadão do Prodesp, André Sucupira.

A 50ª edição do Secop reúne cerca de 1.500 pessoas com o objetivo de promover a troca de experiências exitosas no serviço público, o aprimoramento técnico, a integração e a atualização tecnológica dos servidores públicos.

Além do secretário executivo da Seplag, também participam do evento o diretor de operações da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Raimundo Osman Lima; a assessora de Captação de Recursos para Projetos de TIC da Etice, Lícia Viana; e a secretária de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Ceará, Evelise Braga.