Seplag e CCTD realizam oficina com foco na expansão do Big Data Social

19 de setembro de 2023 - 16:28 # # # #

Ascom Seplag

A disponibilidade de informações consolidadas, consistentes e de qualidade é um passo importante para avaliar a efetividade de políticas públicas, medir o impacto das ações governamentais e definir novas iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos cearenses. É pensando nisso que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), irá ampliar o Big Data Social. Como parte desse trabalho, a Seplag, em parceria com o Centro de Competências para a Transformação Digital do Ceará (CCTD), realizou, nos dias 18 e 19 de setembro, o workshop Working Backwards, método da Amazon Web Services (AWS) que busca entender as necessidades do cliente para, posteriormente, desenvolver um produto.

O workshop ocorreu no Edifício Seplag e, além dos representantes da própria secretaria, reuniu integrantes da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e das secretarias da Saúde (Sesa), Educação (Seduc), Fazenda (Sefaz), Proteção Social (SPS), Trabalho e Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). “A gestão do governador Elmano de Freitas pretende fazer uma profunda transformação digital dentro do Governo do Ceará. Um dos pilares dessa transformação é o desenvolvimento de um big data com informações consolidadas que possam ser cruzadas em diferentes nichos e, assim, possibilitar a medição da efetividade das políticas públicas”, enfatizou o secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes de Sousa, que abriu o evento.

O gerente de Programas na AWS, Rubem Paulo Saldanha, reforçou que o resultado do trabalho desenvolvido durante os dois dias do workshop proporcionará informações técnicas que viabilizarão o projeto de expansão do big data, como consultoria, modelos de governança e tecnologias de Business Intelligence (BI), dentre outras.