Big Data Ceará é pauta de reunião entre secretarias de Estado

19 de abril de 2024 - 11:49 # #

TEXTO: Karlla Gadelha - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) reuniu, nesta quinta-feira (18), na sede da Pasta, representantes das secretarias estaduais envolvidas na primeira etapa da fase 1 de implantação do projeto Big Data Ceará – da Proteção Social (SPS), do Trabalho (SET), e do Desenvolvimento Agrário (SDA), além do Programa Ceará sem Fome. Também estiveram presentes representantes da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Laboratório de Inovação e Dados (Íris).

O objetivo do encontro, conduzido pelo secretário executivo de Gestão e Governo Digital, Auler Gomes, em conjunto com o coordenador de Gestão Estratégica de TIC da Seplag, Helder Andrade, e equipe, foi de compartilhar a ideia principal do Big Data Ceará, assim como alinhar o andamento das ações e perspectivas do projeto.

“Nosso propósito com o Big Data é potencializar a gestão governamental, disponibilizando uma ferramenta para o cruzamento de dados analíticos, gerenciais, possibilitando uma avaliação mais ampla em tomadas de decisão de maior porte”, explicou o secretário executivo, Auler Gomes.

O gestor complementa ainda que, por meio do cruzamento de dados, “o projeto tem como principal e grande contribuição, a possibilidade de avaliar as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado, de forma sistêmica e corporativa, fornecendo informações importantes para a gestão. ”

A Seplag é a gestora do Big Data Ceará, responsável por coordenar as atividades relacionadas ao projeto. Já as secretarias e órgãos atuam como produtores de dados, com a responsabilidade de gerar, disponibilizar e aprovar os acessos às informações que serão integradas e armazenadas no Big Data.

Ao longo da reunião, o coordenador da Coget, Helder Andrade, compartilhou com o público presente informações gerais sobre o Big Data Ceará, vantagens do projeto, fases de implantação, a jornada da integração e governança dos dados, estágio atual e perspectivas, entre outras informações.

Além dos técnicos das pastas estaduais, também participaram da reunião o assessor especial da Primeira-dama, Cícero Cavalcante; o secretário do Trabalho, Vladyson Viana; o presidente do Ipece, Alfredo Oliveira; e a coordenadora geral do Íris, Karine Gurgel.

Big Data Ceará

O Big Data Ceará é um repositório governamental para cruzamento de bases analíticas, desenvolvido para integrar, armazenar e gerenciar grandes volumes de dados provenientes de diversas fontes e órgãos do governo. A plataforma implementa práticas modernas de governança de dados para garantir a qualidade, segurança e conformidade dos dados.

A primeira etapa do projeto, denominada de Assistência Social, envolve os órgãos que tratam de ações relacionadas à insegurança alimentar – SPS, SET, SDA e Programa Ceará sem Fome.

Farão parte da segunda etapa, denominada Serviços Básicos, os órgãos que tratam de ações relacionadas aos serviços essenciais dos cidadãos – Secretarias Estaduais da Saúde, da Educação, de Direitos Humanos, das Mulheres, e a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. Já na última etapa da primeira fase, Eixo Social, serão inseridos os demais órgãos da área social – Secretarias da Proteção Animal; da Cultura; de Ciência, Tecnologia e Educação Superior; do Esporte; da Juventude; da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas.

A perspectiva é que a fase 1 do Big Data Ceará, que já está em andamento, seja finalizada no início de 2025, com a disponibilização das ferramentas de BI e Analytics para cruzamento de dados.