Setembro Amarelo: Seplag realiza ações sobre saúde mental e autocuidado

25 de setembro de 2023 - 11:44 # # #

TEXTO E FOTOS: Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, anualmente, cerca de 700 mil pessoas tiram a própria vida em todo mundo. O número reforça a importância de discutir a saúde mental, tema que ganha ainda mais destaque durante a campanha Setembro Amarelo. Comprometida com a saúde física e mental dos seus servidores e colaboradores, bem como com a construção de uma sociedade mais saudável, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) promoveu, ao longo deste mês, uma programação especial que culminou nesta sexta-feira (22), com a distribuição de material educativo, realização de palestra e roda de conversa.

No horário do almoço, os servidores e colaboradores da Seplag receberam orientações sobre autocuidado para a saúde mental, folder educativo e laços da campanha Setembro Amarelo, além de serem convidados a exercitar a gratidão por meio de frases depositadas em uma urna. A ação ocorreu em parceria com o Sesc e foi comandada pela psicóloga Laresca Oliveira, que, às 14h30, proferiu, no auditório da Seplag, a palestra “Setembro Amarelo e saúde mental”.

“É importante estar atento aos sinais que nos alertam para possíveis problemas com a nossa saúde mental, como sentir-se triste, perder o prazer ou interesse em atividades rotineiras, irritabilidade, perda ou ganho de peso, sentir-se inútil, ter pensamentos frequentes de morte etc. Todos devem procurar ajuda quando precisarem. A ajuda não deve ser buscada apenas em momentos extremos, mas sempre que necessário”, afirmou Laresca Oliveira, destacando que todos também devem estar atentos aos sinais emitidos pelas pessoas com as quais convive, bem como aprender a ser um bom ouvinte e a acolher o outro.

A palestrante também deu dicas de como cultivar e manter a saúde mental, a exemplo de fortalecer as atividades que dão prazer, praticar o autocuidado, realizar atividade física, cultivar bons relacionamentos, organizar melhor a rotina e procurar ajuda quando necessário, dentre outras ações.

Meditação

Após a palestra, ocorreu uma roda de conversa sobre “Equilíbrio emocional no ambiente de trabalho: a importância da prática da meditação”. Conduzido pela professora de meditação Maria Helena Dias, o momento foi um convite para que o público presente aprendesse a identificar os pensamentos e emoções que cultivam silenciosamente, mudar o padrão de pensamento e exercitar momentos de reflexão.

Programação

Desde o início do mês, a Seplag vem realizando ações de conscientização sobre saúde mental no âmbito do Setembro Amarelo. Peças de comunicação divulgadas nos quadros de avisos, e-mail institucional e redes sociais chamaram atenção para o tema, ação reforçada, no último dia 11, com a visita do “Chaplin cearense” às coordenadorias da Secretaria. De forma leve e descontraída, o artista provocou sorrisos e reflexões sobre a campanha.

Onde buscar ajuda

Centro de Valorização da Vida (CVV)
188
www.cvv.org.br

Programa de Apoio à Vida (Pravida/UFC)
85 3366-8149 | 98400-5672
@pravidaufc

Serviços de saúde
CAPS e Unidades Básicas de Saúde