Setembro Amarelo: Seplag inicia programação com palestra sobre saúde mental

9 de setembro de 2024 - 15:54 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes e Dháfine Mazza - Ascom Seplag

“A linha que separa a vida da morte é a da sensibilidade”. Essa frase curta, mas com impacto significativo sobre vidas, foi uma das citações utilizadas pela enfermeira Eva Holanda para sensibilizar os servidores e colaboradores da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) sobre a importância da saúde mental, do autocuidado e da empatia. O assunto foi abordado por ela na manhã desta segunda-feira (9), durante palestra ocorrida no auditório da Secretaria em alusão à campanha Setembro Amarelo. A ação foi realizada pela Associação dos Servidores da Seplag (Asseplag), em parceria com a Seplag-CE, por meio da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDep).

Ao abrir o evento, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag-CE, Roziano Linhares, reforçou a importância de abordar o tema diante de uma sociedade com exigências inalcançáveis que causam adoecimento nas pessoas. “Vivemos em uma realidade que está ameaçando o local do espírito dentro da humanidade. A alma está clamando por seu espaço. Não podemos abrir mão do espaço que nós temos de sermos sujeitos da nossa história. É necessário repensar nossa conduta diante da sociedade do cansaço, na qual a vitória parece não ter linha de chegada. A gente luta, luta e luta, mas sempre há uma demanda por algo a mais. Nunca temos a sensação de conquista. Então, momentos como este são importantíssimos para refletirmos que, se precisarmos, temos que pedir ajuda. Para refletirmos se não estamos nos rendendo a uma necessidade que nos é imposta e nos lembrarmos de que temos autonomia para dizermos sim ou não”, refletiu Linhares.

A presidente da Asseplag, Carmelita Sampaio, também participou da abertura do evento e lembrou sobre a necessidade de falar a respeito da saúde mental no ambiente de trabalho, além de ampliar o debate sobre temas delicados como o suicídio. “Infelizmente, tivemos, no período da pandemia, perdas irreparáveis de colegas de trabalho decorrentes do adoecimento mental. Precisamos evitar esse desfecho triste que tem relação direta com a saúde mental. Devemos estar atentos, sensíveis e ampliar o debate sobre essa questão. Por isso, o Setembro Amarelo é extremamente importante. Discutimos a saúde mental em diversas oportunidades ao longo do ano, mas o Setembro Amarelo tem um foco: a prevenção ao suicídio”, lembrou.

Atenção e sensibilidade

Ao longo da palestra, a enfermeira Eva Holanda abordou as diferenças entre saúde mental, transtorno mental e saúde emocional. Ela detalhou a relação dos transtornos mentais – depressão, transtorno de ansiedade, abuso/dependência de álcool e drogas, transtorno de personalidade – com o suicídio, as formas de autocuidado, de prestar assistência e o que evitar ao lidar com pessoas que apresentam situação de adoecimento mental.

“Precisamos ter sensibilidade e empatia com o outro. Frases como “Você já tentou não ter esse vazio?”, “A vida é difícil para todo mundo” ou “Tente pensar positivo” não contribuem positivamente para as pessoas que necessitam de ajuda em relação à saúde mental. Precisamos ter sensibilidade à dor do outro, oferecer acolhimento, ouvir sem julgar, incentivar a busca por ajuda profissional especializada e acompanhar essas pessoas”, destacou Eva Holanda.

Autocuidado e canais de ajuda

A enfermeira também reforçou comportamentos de autocuidado que todos devem cultivar para manter e/ou resgatar a saúde mental, abrangendo dimensões humanas como espiritualidade, relacionamentos e comunicação, conexão corpo e mente, movimento, exercício e descanso e ambiente físico, dentre outras.

Eva Holanda enfatizou ainda que é necessário buscar ajuda especializada quando necessário, procurar atendimentos com psiquiatra, psicólogo ou buscar orientação gratuita por meio do Centro de Valorização da Vida (CCV), cujo telefone é o 188.

Programação

Além da palestra desta segunda-feira, a programação da Seplag-CE em alusão ao Setembro Amarelo também inclui um dia de serviços de saúde para servidores e colaboradores da Pasta. A ação ocorrerá no dia 23 de setembro, das 9h às 11h, no auditório da Seplag. Na ocasião, serão realizados serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, massagem terapêutica e auriculoterapia.