Encontro Anual da Gestão aborda ações para otimizar resultados da administração pública

18 de outubro de 2023 - 17:23 # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O êxito de políticas sociais e a obtenção de resultados que impactem positivamente a vida dos cearenses só é possível por meio de uma gestão pública eficiente. Por isso, o Governo do Ceará tem centrado esforços para otimizar, cada vez mais, a sua gestão, cujas principais mudanças e projetos de melhoria foram apresentados, na manhã desta terça-feira (18), no Encontro Anual da Gestão, realizado no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE).  Idealizado e organizado pela Seplag-CE, por meio da Secretaria Executiva de Gestão e Governo Digital, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), o evento reuniu a vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, secretários de Estado, secretários executivos e demais gestores da administração pública estadual.

Ao abrir o encontro, a vice-governadora destacou a relevância dos servidores públicos para a realização de ações com potencial para melhorar a vida dos cidadãos, incluindo os servidores que atuam em áreas meio. “É preciso ter amor para estar em determinadas funções, mas também para estar na área meio, que nem sempre é percebida. São vocês, servidores da área de gestão, que atuam para transformar a ideia, o planejamento em realidade, em algo possível de ser executado com os recursos escassos e dentro do prazo exigido”, afirmou Jade Romero, aproveitando a ocasião para reconhecer a atuação dos servidores da Seplag. “Quero parabenizar toda a equipe da Seplag, pois a informação e a formação são primordiais para que tenhamos uma gestão mais eficiente”, disse.

A vice-governadora também convidou o público presente a refletir sobre o objetivo primordial da administração pública estadual, que é servir o povo cearense, e como melhorar os processos de trabalho no dia a dia. “Deixo uma reflexão para vocês que eu faço todos os dias. Nós, servidores públicos, somos surpreendidos todos os dias com as mais diversas demandas. Diante dessa realidade, que não nos tornemos máquinas de burocracia, mas que pensemos todos os dias como nos tornar facilitadores e agilizadores dos processos. Isso reflete diretamente na vida do cidadão”, afirmou.

A titular da Seplag, secretária Sandra Machado, iniciou sua fala lembrando que a gestão envolve pelo menos quatro atividades: planejar, organizar, comandar e controlar. “A boa gestão realiza, no mínimo, essas quatro atividades, e mantém a roda girando e aperfeiçoando a cada volta, mantendo o rumo certo para metas e objetivos”, disse.

Sandra Machado também reforçou que, diferentemente da iniciativa privada, a gestão pública deve fazer apenas o que a lei permite e obedecer aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Mencionando a pesquisa “Perfil das Lideranças do Governo do Estado do Ceará”, a gestora ressaltou a necessidade de bons líderes para guiar as ações do serviço público rumo à promoção do desenvolvimento socioeconômico do Ceará. “O Estado precisa de boas lideranças para guiar as nossas equipes, que são muito talentosas. Lideranças para colocar luz nesses talentos e deixar a criatividade florescer. Nós somos responsáveis por escrever a história de um lugar, de uma época e de uma gente que tem confiança em todos nós. E confiança é a base de todas as relações”, reforçou.

Apresentações

O secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes, abriu as apresentações dos trabalhos falando sobre as estratégias para a gestão do Governo do Ceará. Ele iniciou a sua fala apresentando o resultado do ranking de competitividade dos estados brasileiros, no qual o Ceará ocupa a 12ª posição. Elaborado pelo Centro de Liderança Pública, o ranking aponta os principais potenciais do Estado, como educação e solidez fiscal, e os maiores desafios, a exemplo da eficiência da máquina pública.

Com base nesses resultados, o secretário executivo da Seplag fez uma reflexão sobre os pontos que precisam de atenção especial da gestão pública e apresentou as iniciativas que estão em curso para otimizar os resultados prestados aos cidadãos. Entre as ações destacadas, está o programa Ceará Mais Digital, cujos eixos são: Unificação dos canais de atendimento, Conectividade e cibersegurança, Transformação digital e interoperabilidade, Privacidade de dados, Integração e exportação de dados e Competência digital.

Auler Gomes destacou ainda a importância da gestão baseada em evidências e, nesse aspecto, apresentou, em primeira mão, uma nova página no site da Seplag com relatórios e dados de áreas como Compras, Processos, Perícia médica, Concursos, Bens imóveis e Transformação digital.

Durante o evento, também foram realizadas apresentações sobre Gestão de pessoas, Terceirização, Gestão de Compras, Gestão de patrimônio. As apresentações foram feitas por representantes das seguintes coordenadorias da Seplag: Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget), Gestão de Pessoas (Cogep), Gestão de Compras (Cogec), Gestão Patrimonial e Recursos Logísticos (Copat), Modernização da Gestão do Estado (Comge) e Gestão dos Serviços Terceirizados (Coset).